GIRLENO ALENCAR
O governador Romeu Zema e o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, assinarão ainda este mês o convênio para os projetos do Anel Rodoviário Norte e a construção do Anel Leste, com extensão de 11 quilometros e que será construído com recursos da Concessionária Eco135, que explora a praça de pedágios da rodovia. O evento on-line deverá ser no máximo na próxima semana. Desde o dia 10 de junho que foi realizado o acordo entre as duas partes, quando o prefeito pediu maior agilidade do Estado nesta obra. Ela retirará aproximadamente 2.500 caminhões da área urbana de Montes Claros, que são obrigados a passar pelo Grande Santos Reis para ter acesso ao Distrito Industrial ou mesmo na interligação da BR-251 com a BR-135 na saída para a cidade de Mirabela. O investimento das duas alças é de R$ 130 milhões.
A Eco135 é responsável por 364 quilômetros das rodovias BR-135 (Montes Claros/Curvelo), MG-231 (Curvelo/Cordisburgo) e LMG-754 (Cordisburgo/Br-040), no centro-norte de Minas Gerais, passando pelas cidades de Montes Claros, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Buenópolis, Augusto de Lima, Corinto, Curvelo, Cordisburgo, Inimutaba, Caetanópolis e Paraopeba. A Eco135 tem sede na cidade de Curvelo e possui contrato de concessão de 30 anos. A empresa possui uma ampla estrutura de serviços aos usuários e conta com 356 câmeras de monitoramento ativas, 5 bases de atendimento ao usuário, 3 guinchos leves e 2 pesados, 3 veículos de inspeção, 5 ambulâncias, entre outros.
Desde o mês de março que a empresa Perplan intensificou os levantamentos técnicos sobre a alça do Anel Rodoviário de Montes Claros, que interligará as saídas das BR-135, na direção de Mirabela e da BR-251, na direção de Janaúba e Salinas. A empresa foi contratada pela Eco135, concessionária do Grupo EcoRodovias, que administra os trechos das rodovias BR-135, MG-231 e LMG-754 e que desde 7 de novembro do ano passado iniciou esses estudos. O Estado solicitou a concessionária a antecipação de receitas para construir essa alça do Anel Rodoviário, que tirará um fluxo médio de 2.500 caminhões da área urbana de Montes Claros. A alça deverá ter aproximadamente 12 quilômetros de extensão e orçada em R$ 50 milhões. A Eco135 estará pagando R$ 4,2 bilhões pela concessão da rodovia, em 30 anos.
No mês de julho do ano passado, o governador Romeu Zema realizou reunião na Cidade Administrativa, quando anunciou que pediu a Eco135 para antecipar as receitas com a concessão da BR-135 e, com isso, fazer as obras do Anel Rodoviário Norte. O projeto inicial previa passar dentro do campus da UFMG, que não deu permissão e novo projeto foi elaborado. Porém, este projeto também ficou ultrapassado, pois com o crescimento da cidade, ficou na área urbana. Projeto com novo traçado precisa ser elaborado. A Secretaria Estadual de Infraestrutura informou ao Jornal GAZETA que desde outubro de 2020 autorizou a concessionária a fazer os estudos e projetos para o Anel Rodoviário de Montes Claros. Os estudos são de meio ambiente, traçado e fluxo de veículos e o DER-MG está atuando com a concessionária nessa tarefa e a Seinfra tem realizado reuniões para acompanhar o quadro.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)