Governador e embaixador da França no Brasil planejam novas parcerias no estado - Rede Gazeta de Comunicação
Governador e embaixador da França no Brasil planejam novas parcerias no estado

O governador Romeu Zema recebeu, na manhã de quinta-feira (18), a visita do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, no Palácio da Liberdade, para discutir temas relevantes no relacionamento entre o Governo de Minas Gerais e a França, principalmente desenvolvimento econômico, cultura e turismo, meio ambiente e educação.

“A relação de Minas com a França já é antiga. Temos diversas empresas francesas que investem no estado e deixamos ficar claro para o embaixador a nossa disponibilidade de estreitarmos ainda mais esse relacionamento, trazendo mais investimentos franceses para Minas Gerais e também na parte cultural, no turismo”, ressaltou o governador.

Zema explicou também os principais pontos debatidos no encontro, que contou com a presença de secretários de Estado, do cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Gérard Maréchal, do conselheiro econômico, François-Xavier Flamand e do adido de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França, Vincent Nédélec.

“Nós passaremos a ter uma escola bilíngue em Ouro Preto com francês, que é um avanço muito grande para prepararmos pessoas nessa língua quando nós tivermos aqui missões com turistas franceses. Solicitamos também um voo para a França partindo de Minas Gerais. Hoje, o mineiro que quer ir para a França precisa se dirigir geralmente a São Paulo ou ao Rio de Janeiro. E nós já temos praticamente acertados alguns investimentos franceses”, detalhou.

Os investimentos franceses em Minas Gerais abrangem diversas empresas e indústrias em municípios variados. Destacam-se, entre outras, a presença da Danone em Jacutinga e Poços de Caldas; Helibras em Itajubá; Itambé Alimentos em Pará de Minas e Sete Lagoas; Lactalis em Guanhães e Pouso Alto; e Vallourec do Brasil em Belo Horizonte, Jeceaba, Curvelo e Brumadinho.

Além dessas iniciativas, a partir de 2024, o estado de Minas Gerais receberá um curso de gastronomia gerenciado pela renomada Le Cordon Bleu, sediado no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). A parceria foi oficializada em 21/12, após uma reunião entre o CEO da escola, André Cointreau, e o governador.

“Nós iniciamos essa jornada tendo a França como o maior investidor em Minas Gerais no primeiro ano de governo. E de lá para cá, esses investimentos se tornaram realidade. Chega a hora de nós fazermos agora uma reinserção das oportunidades de Minas no território para os investidores franceses. Esse encontro de hoje foi um encontro muito representativo. O governador apontou algumas linhas, algumas diretrizes e as secretarias irão conduzir conforme a temática. No desenvolvimento econômico, já ainda neste encontro, nós vamos fazer diversas reuniões técnicas sobre a atração de investimentos de empresas francesas em Minas Gerais”, ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Programa França Escola

Trata-se de proposta de parceria entre a Embaixada da França e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), com ênfase na introdução do francês no currículo da rede estadual de ensino em Minas Gerais. A região de Ouro Preto é de grande relevância para o programa, pois já há relações estabelecidas com a embaixada.

“Vamos começar o Programa França Escola em parceria com a embaixada e o Governo de Minas, com o objetivo de melhorar a relação entre o estado mineiro e a França, fomentar o estudo de mais pessoas na língua francesa e aumentar o intercâmbio tanto para estudantes mineiros como para nosso corpo docente”, explicou o secretário de Educação, Igor de Alvarenga.

Para implementação, são sugeridas etapas como a formação on-line de professores, identificação de licenciados em letras inglês/francês, diálogo com universidades públicas, inclusão do francês como disciplina eletiva nas faculdades, promoção de intercâmbio para estudantes em parceria com a Fundação Helena Antipoff e intercâmbio docente. (Agência Minas)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: