O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), esteve nesta segunda-feira (29) na sede da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) para apresentar dados e oportunidades de investimento no estado mineiro.
Os representantes das empresas associadas à Britcham tiveram a oportunidade de falar diretamente sobre pautas dos diversos setores da indústria e puderam esclarecer dúvidas sobre estratégias comerciais do governo de Minas Gerais.
Zema destacou o setor de energia com foco na transição energética e a área da educação. De acordo com o governador, o estado está em fase de crescimento acelerado em ambas as frentes e possui oportunidades para empresas desenvolverem projetos e contribuírem para o contínuo avanço econômico sustentável e com cada vez mais profissionais qualificados.
“Minas Gerais é o estado que mais possui cursos profissionalizantes. Já formamos mais de 40 mil alunos em diversas áreas, e temos mais de 110 mil cursando. O que eu sugiro ao setor privado é investir em formação profissional, isso faz a diferença. Num país como o Brasil, não temos uma mão de obra que atende adequadamente. Em Minas, não temos solucionado, mas estamos preenchendo essa lacuna”, afirmou o governador mineiro.
Romeu Zema destacou a importância de empresas do Reino Unido para o estado de Minas Gerais. “Temos muitas empresas britânicas que já investiram e continuam investindo em Minas Gerais na transição energética. O estado é um dos mais ágeis e menos burocráticos do Brasil para se implantar investimentos em diversos setores. Tivemos mais de R$430 bilhões de reais em negócios nos últimos cinco anos. Isso é um investimento que faz diferença em qualquer país, imagine o que isso provoca em um estado”.
Minas Gerais possui o terceiro maior PIB do país e um dos focos da atual gestão para subir neste ranking são o desenvolvimento de políticas públicas ambientais e incentivo para companhias que atuem contra impactos à natureza. De acordo com Romeu Zema, Minas Gerais possui 99% de energia limpa e uma responsabilidade ambiental que leva em consideração as tragédias ambientais de Brumadinho e Mariana.
“Das 54 barragens que ofereciam risco, 17 já não existem mais e as demais estão em processo de descomissionamento. Além de estarmos fazendo todo o trabalho no que diz respeito a políticas públicas ambientais, temos todo o apoio do setor produtivo que tem metas de reduzir emissões de gases de efeito estufa. A própria FIEMG tem uma relação de metas a cumprir. Destravamos os investimentos em energia fotovoltaica. Desde que assumimos, a geração fotovoltaica em Minas saiu de 500 megas para 18 gigas. Somos o estado que mais gera esse tipo de energia. Hoje, quem quiser investir, basta entrar no site da CEMIG e ver as oportunidades”, concluiu.
O evento faz parte de uma série de atividades que a Britcham desenvolve para fomentar a relação comercial entre Brasil e Reino Unido.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)