GIRLENO ALENCAR
O governador Romeu Zema cumpre agenda hoje (16), em Montes Claros e Bocaiuva, sendo que na primeira agenda o tema será o Anel Rodoviário de Montes Claros. Na cidade de Bocaiuva, a agenda será a regularização fundiária. A Prefeitura de Montes Claros informa que o governador estará no Anel Rodoviário Leste, acompanhado de membros da diretoria da concessionária que administra a BR-135. Ele autorizará que sejam tomadas providências para a inclusão dos trechos leste e norte do Anel Viário de Montes Claros ao Contrato de Concessão desta Concessionária.
Considerado o 2º maior entroncamento rodoviário do país, essa será uma integração logística importante entre a BR-135, a BR-365 e a BR-251, potencializando a retirada do tráfego de veículos pesados de trechos urbanos, além de possibilitar uma melhoria logística para as indústrias da região. Desde novembro de 2020, a Eco135, foi autorizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – Seinfra, a realizar junto ao DER-MG estudos para o contorno viário, que muito contribuirá na fluidez do tráfego e no desenvolvimento da região.
As obras serão divididas em trechos, sendo considerado o Anel Viário Leste com 12,1 km de extensão, sendo 2,2 km de rodovia a serem construídas e 9,9 km de rodovia existente passível de melhoramento. Já o segundo trecho, o Anel Viário Norte, possui extensão estimada de aproximadamente 10 km de construção, ligando a BR-251 à BR-135 sentido Norte. É estimado que a implantação e execução dessa grande obra viária atinja os R$ 204 milhões de reais em investimentos. Para o trecho B, com 2,2 km de extensão, espera-se que as obras comecem já em abril de 2022. Já o segmento norte, trecho D, está tendo seu projeto de engenharia revisado e deve ser finalizado até o final deste ano. Contudo a execução real da obra, deve ocorrer apenas no primeiro semestre de 2023 em função dos prazos para licenciamento ambiental, desapropriação e contratação de obra.
Vale ressaltar que esses estudos envolvem um cuidadoso planejamento ambiental e viário, estudo de tráfego e de outras questões destinadas a assegurar que a obra atenda bem às necessidades dos usuários da rodovia e dos municípios envolvidos.
Assim como destacado na Nota Técnica nº 81/SEINFRA/DGCON/2021 esse evento que será realizado dia 16 “trata-se da autorização à Seinfra para realizar as providências necessárias para que os Contornos Leste e Norte sejam incluídos no contrato de concessão Setop 004/2018 celebrado com a ECO135 para que a própria concessionária execute as obras e faça a manutenção até o final do seu prazo de concessão”.
Desde abril, a etapa de supressão vegetal (limpeza do terreno) avançou por 55 km na BR-135, tendo seu ponto inicial no km 612 com duas frentes de serviço, sendo a primeiro sentido Corinto e a segunda sentido BR-040. Além disso, a supressão para as faixas adicionais iniciou na cidade de Joaquim Felício. Seguindo com as obras de ampliação, estão sendo realizadas entre Bocaiuva e Joaquim Felício a construção de faixas adicionais, que trarão mais fluidez e segurança aos usuários que trafegam pela rodovia. Hoje, estão abertas 12 km de frentes de serviços, sendo que 60% estão em fase de terraplanagem e iniciando a execução do pavimento em no máximo 20 dias.
Para as obras de duplicação, foi desenvolvida uma central industrial, no km 612, que contará com usinas de asfalto, concreto, além de pátio de fabricação de vigas pré-moldadas que serão utilizadas em viadutos e pontes. Pensando na segurança dos pedestres que margeiam a rodovia, para 2021 serão implantadas três passarelas. Essas estão localizadas nos km 409+870 (Bocaiúva), km 510+580 (Buenópolis) e km 540+170 (Augusto de Lima), sendo que estão em fase de conclusão dos blocos e início da confecção dos pilares. Até 2023, além dessas, serão construídas mais sete passarelas.
Paralelo às obras de ampliação, a concessionária vem realizando a restauração do pavimento de suas rodovias. Até o momento, foram reabilitados 52 km de pista.
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