Governador apoia proposta para contorno ferroviário de Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Governador apoia proposta para contorno ferroviário de Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

O governador Romeu Zema manifestou apoio à proposta de retirada dos trilhos da área central de Montes Claros. Na segunda-feira (24/5), ele discutiu o assunto com o vereador Cláudio Rodrigues de Jesus (Cidadania), presidente da Câmara Municipal, em evento realizado na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com as presenças do senador Carlos Viana, do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e dos deputados Arlen Santiago, Gil Pereira e Zé Reis, na assinatura do acordo com SAM Mineração, O governador Romeu Zema também garantiu o apoio à proposta. “Conheço bem Montes Claros e, realmente, a linha férrea corta muitos bairros e atrapalha muito a malha urbana. No que depender de nós, estaremos juntos para viabilizar”, afiançou.

A articulação foi uma iniciativa do vereador Claudio Rodrigues, que solicitou a retirada da linha férrea do centro de Montes Claros, a fim de que ela seja reconstruída no entorno da cidade. Essa proposta está no projeto de renovação do contrato de concessão ferroviária, com a criação do Contorno Ferroviário de Montes Claros. Rodrigues explicou que Montes Claros tem 15 quilômetros de trilhos na área urbana que estão em operação há cerca de 100 anos, sem nenhuma alteração na malha ferroviária ou realização de obras de urbanização. “Com o crescimento e a expansão da cidade, ao longo desses anos, muitas áreas cortadas pela linha férrea se tornaram áreas centrais de grande circulação de pessoas, e os trilhos dificultam e em alguns casos até impedem a integração e mobilidade entre os bairros, havendo a necessidade de mitigar conflitos entre o sistema viário e a ferrovia”, justifica.

Entre as medidas propostas estão a construção de contorno ferroviário para retirar a ferrovia da área urbana da cidade; construção, no local da atual linha férrea, de avenida para circulação de transporte público; construção de viadutos; e doação de todo o acervo do terminal ferroviário para o Município, para preservação cultural. Ao receber o documento, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, que é montes-clarense, ressaltou que a importância da demanda. “Vamos levar em consideração esse pedido de Montes Claros e buscar essa medida de interesse da cidade”, avalizou.

O senador Carlos Viana também destacou a importância da iniciativa: “a preocupação é sempre em melhorar a cidade. Eu, como senador do Norte de Minas, faço esse compromisso de olhar com muita atenção dentro do acordo que estamos fazendo com a VLI, de renovação com a Ferrovia Centro-Atlântica, e pode ter certeza de que vamos colocar como prioridade. Queira Deus que a gente consiga dar uma resposta positiva muito em breve”, planeja.

O deputado Arlen Santiago também reiterou apoio à proposta. “Essa ideia de Claudim foi logo encampada por nós, junto com as pessoas que hoje têm, nesse acordo com a VLI, como realizar esse grande sonho para Montes Claros”, completou. O governador Romeu Zema também garantiu o apoio à proposta. “Conheço bem Montes Claros e, realmente, a linha férrea corta muitos bairros e atrapalha muito a malha urbana. No que depender de nós, estaremos juntos para viabilizar”, afiançou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: