Governador acata pedido de Zé Reis e desiste da fusão da Emater e Epamig - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Governador acata pedido de Zé Reis e desiste da fusão da Emater e Epamig

O governador Romeu Zema acatou mais um pedido do deputado Zé Reis, do Podemos e desiste da proposta de promover a fusão Emater e Epamig, como estava sendo discutida desde o ano passado. Zema anunciou na tarde de sexta-feira que “em novembro de 2020, determinei que fossem feitos estudos a respeito da possibilidade de integração entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que vêm sendo conduzidos por um grupo que envolve diversos setores de governo”.

“Tais estudos indicaram a necessidade de adoção de ações no sentido de reorganização e fortalecimento das atividades das duas empresas de maneira individual, neste momento”. São projetos importantes, tais como os que tramitam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e propostas de suma relevância que se referem à pesquisa agropecuária, revisão de processos, otimização de estrutura organizacional, implantação de ações de inovação, revisão do portfólio de serviços com vistas à ampliação de receita e outras medidas que permitirão um melhor serviço aos produtores rurais mineiros”, conclui o governador.

O deputado Zé Reis agradece ao governador por essa medida e lembra que no fim de dezembro ele participou de reunião virtual com todos coordenadores regionais da Emater em Minas Gerais, que pediram o seu apoio, em reconhecimento ao histórico do parlamentar nessa área. Já no dia 22 de fevereiro, a reunião foi com o secretário de Governo, Igor Eto, junto com os deputados Zé Silva, presidente da Frente Parlamentar de Extensão Rural na Câmara dos Deputados e uma comitiva de deputados estaduais, além de lideres do movimento extensionista, quando teve a garantia do Estado de que não ocorreria a fusão da Emater e Epamig, como estava sendo discutida desde o ano passado.

Na reunião do dia 22 de fevereiro, os participantes mostraram ao secretário Igor Eto os impactos que seriam causados com a fusão da Emater e Epamig, pois apesar de atuarem na área rural, são distintas. O pedido foi para o Estado promover o fortalecimento da Emater e a reengenharia do Sistema de Pesquisa Mineiro – Epamig.

O deputado Zé Reis enfatizou o clamor dos funcionários da Emater e a relevância do papel da instituição no desenvolvimento do Estado, uma vez que mais de 80% dos municípios mineiros contam com atividades agrícolas em sua base da economia. 

Em dezembro, o deputado Zé Reis anunciou apoio à campanha aberta pelos servidores da Emater para impedir a fusão da empresa com a Epamig. Ele se reuniu de forma remota com os 28 gerentes regionais da Emater e encampou o pedido para convencer o Estado a abortar o projeto antes mesmo dele chegar à Assembleia Legislativa. A reunião com o deputado foi articulada pelo gerente da Emater em Januária, Ricardo Neri, que salientou que a produção agrícola representa 36% do Produto Interno de Minas Gerais, mas a Secretaria de Agricultura recebe apenas 0,4% do orçamento estadual e que procurou o deputado Zé Reis por reconhecer nele uma pessoa vinculada ao homem do campo e especificamente ao extensionismo agrícola. (GA)