Posição mineira no ranking foi destacada na Assembleia pelo deputado, que anunciou suas metas como presidente da Comissão de Minas e Energia
“Minas Gerais lidera e acaba de superar a marca de 4,8 gigawatts (GW) de capacidade operacional em energia fotovoltaica, considerando os sistemas de geração própria (GD), em telhados e terrenos, e as grandes usinas de geração centralizada (GC), que já somam 2,47 GW e 2,33 GW, respectivamente, segundo a Aneel. O número corresponde a cerca de 18,15% de toda energia solar produzida no país”, informou o deputado Gil Pereira, nessa quarta-feira (8/3), durante reunião da Comissão de Minas e Energia, que preside na Assembleia Legislativa.
Ao citar estudo divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o deputado Gil Pereira completou: “Esta fonte limpa e renovável já representa 11,6% da matriz elétrica brasileira, sendo a segunda maior nesta escala, após ultrapassar a energia eólica no início de 2023, ficando atrás somente da hídrica. No período de um ano, a energia solar cresceu aproximadamente 83%, saltando de 14,2 GW para os atuais 26,4 GW.”
Trabalho integrado
O deputado Gil Pereira ressaltou na reunião o seu objetivo de trabalhar de modo integrado e propositivo com as instituições governamentais e entidades representantes (federais e estaduais) ligadas aos setores de energia e produção mineral, incluindo, conforme o caso, aspectos legislativos, regulatórios, de planejamento e mercado. “O foco será a geração de mais empregos, renda e receitas públicas para investimento em saúde, educação e infraestrutura nos municípios, especialmente os norte-mineiros”, declarou o parlamentar.
Dentre as quais, destacam-se: Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Absolar, Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel), Companhia de Desenvolvimento de MG (Codemge), Companhia Energética de MG (Cemig), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG), Federação das Indústrias de MG (Fiemg) e Associação das Indústrias Sucroenergéticas de MG.
Parceria com ministro Alexandre Silveira
“Através da parceria com o amigo e ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, continuarei a lutar para que mantenhamos a liderança na geração de energia solar, que gera milhares de empregos, renda e desenvolvimento sustentável para todos os mineiros”, declarou Gil Pereira.
MG continua na liderança, com esta energia sustentável presente em todos os 853 municípios, tendo atingido novo patamar histórico, somando a geração distribuída (GD), em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, e a geração centralizada (GC) das usinas de grande porte, setor este que já detém 35,76 GW em potência outorgada (autorizada), segundo dados da Aneel.
Empregos, renda e investimentos
“São milhares de empregos gerados, renda e receitas públicas, recursos investidos em saúde, educação e infraestrutura nos municípios de MG. Resultado da minha luta parlamentar ao longo de mais de 10 anos, para criação e aprovação das leis de incentivo ao setor”, declarou o deputado Gil Pereira. (CARLOS HUMBERTO – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)