O Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, sediou o evento “Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Verde Grande: Construção Conjunta com os Usuários e Sociedade, promovido Serviço Geológico do Brasil em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), usuários e com órgãos gestores estaduais de recursos hídricos (IGAM e INEMA) e apoiado pela Sociedade Rural de Montes Claros.
Estudos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que contribuem para a gestão das águas, foram apresentados, objetivando a ampliação a compreensão a respeito da dinâmica das águas na Bacia, desde a chuva, recarga dos aquíferos e escoamento na calha do rio, pavimentando o caminho para a construção coletiva da gestão integrada de recursos hídricos.
Essa união de esforços é fundamental para garantir a sustentabilidade e a conservação dos recursos hídricos na Bacia do Rio Verde Grande, promovendo um uso consciente e responsável da água, essencial para o desenvolvimento regional e a qualidade de vida da população.
Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande, Flávio Gonçalves Oliveira, e diretor Financeiro da Rural, informou que o evento foi uma oportunidade para avançar na gestão sustentável da Bacia do Rio Verde Grande, que tem uma importância estratégica e emblemática, do ponto de vista hídrico. “As discussões e estudos apresentados são importantes para que os usuários – que são agentes diretamente relacionados ao tema – possam discutir e propor soluções que possam garantir a sustentabilidade dos nossos recursos”.
Ele acrescentou que o mais importante foi à direção que deve tomar. Além disso, explicou que os estudos do serviço geológico do Brasil na bacia hidrográfica do Rio Verde Grande são pioneiros.
“Nós temos que atentar para a importância da gestão dos recursos hídricos, desse monitoramento e principalmente das ações que possam aumentar a infiltração de água no sol”, encerrou.
A Bacia do Rio Verde Grande, um afluente da margem direita do Rio São Francisco, abrange uma área total de 31 mil km² e engloba oito municípios da Bahia e 27 de Minas Gerais, com população estimada em mais de 950 mil habitantes. Essa região é notável pela produção agrícola, predominantemente irrigada, e pela cidade de Montes Claros (MG), um importante polo regional que abriga um terço da população da bacia.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)