Gerente do Codanorte é convidada para ministrar Palestra sobre os resíduos sólidos, em Goiás - Rede Gazeta de Comunicação
Gerente do Codanorte é convidada para ministrar Palestra sobre os resíduos sólidos, em Goiás

A gerente do Departamento de Saneamento do Codanorte, Patrícia Mendes, vai ministrar Palestra com o tema “Soluções consorciadas na gestão de resíduos sólidos”, no dia 5 de outubro, em Goiânia-GO.

A palestra faz parte do 8º Contecc 2022 – Congresso Técnico e Científico do Sistema Confea/Crea, onde deve reunir cerca de 3.500 profissionais, estudantes e autoridades políticas durante três dias de evento, entre os dias 04 e 06 de outubro. O Congresso é uma das atividades realizadas durante a 77ª SOEA – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia.

Segundo a organização, a proposta é divulgar trabalhos técnicos e científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras e nos anais do evento. A expectativa é fazer uma grande agenda com debates voltados para geração de renda, qualidade de vida e soberania nacional.

“Durante o encontro, vou falar sobre a formação do consórcio, desde o ano de 2013 até 2022, momento em que o Codanorte se tornou um consórcio Multifinalitário. Também abordarei sobre a Lei 12.305, o conceito de gestão Consorciada e suas vantagens, como a economia de gastos e recursos humanos. Além disso, irei pontuar as ações do Departamento de saneamento em consonância com essa lei, citando as soluções consorciadas que o Codanorte vem desenvolvendo na região, tanto por meio de unidades regionais, como as ações individuais nos municípios. Já temos vários avanços que podem servir de exemplo, como as obras de Unidade de Triagem e Compostagem (UTC’s), de Aterros Sanitários, a elaboração dos Planos de Saneamento e Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS)”, destacou Patrícia Mendes.

Para o coordenador de planejamento, João Ribeiro, o convite para o Consórcio participar de um evento nacional e de grande renome indica solidez no trabalho. “Desde quando foi criado, há nove anos, obtivemos uma série de avanços e nos tornamos referência em vários aspectos da administração pública. Hoje, auxiliamos 62 municípios da região em diversas áreas da gestão, em especial, na área de saneamento, para cumprirem a lei de gestão de resíduos sólidos. É muito satisfatório saber que nossa equipe tem sido destaque nesse processo”, avaliou João.

“A SOEA não é apenas um evento, mas é formada pelo Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia, o Contecc, pelas Honrarias do Mérito e, neste ano, pelo Congresso Nacional de Profissionais, o CNP”, disse o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil Joel Krüger, enfatizando a grandiosidade da Semana Oficial.

O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, ressaltou que os bons resultados adquiridos tem sido exemplo para outras regiões e estados. “Já encerramos 22 lixões na região entre 2017 e 2022. O Norte de Minas tem vivido uma nova história e está inspirando outras regiões e estados! A expectativa é que o número de municípios que adotem a responsabilidade ambiental na administração cresça há cada dia. O Consórcio trabalha incansavelmente para que essa realidade seja ainda mais frequente”, planejou Eduardo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: