Gerente de Saúde alega que foi vacinada por contato com público - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Gerente de Saúde alega que foi vacinada por contato com público

GIRLENO ALENCAR

A gerente regional de Pirapora, Adriana Kátia Emiliano de Souza, explicou ontem (22), ao GAZETA que foi vacinada contra a Covid-19, juntamente com os outros 46 servidores do local, com base na deliberação 3319, que determina a vacinação de todos servidores da área de saúde que tem contato com o publico. Por isso, explica que todos servidores da Gerência foram vacinados com base na disponibilidade de doses e organização da Prefeitura de Pirapora, sede da unidade. O Norte de Minas tem 150 servidores que atuam na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e nas Gerencias Regionais de Saúde de Januária e Pirapora que foram vacinadas contra a Covid-19, conforme lista encaminhada pelo Estado à Comissão Parlamentar de Inquérito criada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais para ver se ocorreu desrespeito na ordem de imunização.

A lista foi entregue na quinta-feira, com os nomes de 1852 servidores e foi tornada publica pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Eles trabalham nas superintendências regionais espalhadas pelo interior do Estado.  A primeira lista, com 828 nomes, é formada por servidores lotados em Belo Horizonte e nem todos os servidores com nome na lista furaram a fila. No caso do Norte de Minas, a Gerência Regional de Januária apresentou 62 nomes e entre eles, a diretora regional Ioná Lisboa. Na Superintendência de Montes Claros foram 41 nomes, mas a superintendente Dheyme Marques não tem seu nome citado. Na Gerencia de Pirapora foram 47 nomes e entre eles, a diretora Adriana Kátia Emiliano de Souza. A reportagem pediu esclarecimentos a Gerência Regional e ela foi encaminhada apenas às 22 horas.

A primeira nota foi da Assessoria de Comunicação do Estado, onde informa que “sobre a listagem contendo 1.852 nomes de servidores imunizados nas Unidades Regionais de Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que: o fluxo de envio/recebimento de vacinas é fixo e único: o Ministério da Saúde envia ao estado o quantitativo de imunizantes. Estes insumos seguem para a central da Rede de Frio, onde são armazenadas em temperatura e condições ideais. De lá seguem para as Unidades Regionais de Saúde e o município busca as vacinas nas unidades regionais de saúde. É importante esclarecer que cada município é responsável por operacionalizar sua campanha de vacinação. Ou seja, a vacinação de servidores de uma superintendência regional depende do município onde ela está localizada. – A lista refere-se às 27 Unidades Regionais de Saúde que seguiram o chamamento de municípios, que devem seguir critérios técnicos do Plano Nacional de Imunização, conforme Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do SUS MG – CIB, de 9 de fevereiro de 2021.

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informa que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 enfatiza que são trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em estabelecimentos vinculados à saúde. Informamos ainda que a Controladoria Geral do Estado (CGE) abriu investigação para apurar eventuais irregularidades, assim como outros órgãos de controle. Como a apuração ainda está em andamento, não é possível prestar mais informações neste momento. A lista de vacinados engloba servidores que atuam na Secretaria de Estado de Saúde (SES), reunindo servidores lotados na SES, servidores cedidos por outros órgãos e terceirizados. Nomes que não apareceram na busca pelo Portal da Transparência podem representar servidores terceirizados, erros de grafia ou de busca. Informamos ainda que os dados do Portal da Transparência são atualizados constantemente”.