Gazeta receberá prêmio Ivo das Chagas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Gazeta receberá prêmio Ivo das Chagas

GIRLENO ALENCAR

O jornal Gazeta Norte Mineira recebera o Prêmio Mérito Ambiental “Professor Ivo das Chagas”, versão 2023, por meio do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA). A entrega será provavelmente na quinta-feira, dia 14 de dezembro, na última reunião anual do órgão. A votação para escolha dos homenageados ocorreu nesta quinta-feira, 16, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

No setor Indústria, o prêmio será entregue à empresa Valor da Logística Integrada ((VLI); Comércio, PS Imóveis; Sociedade Civil Organizada/Terceiro Setor/ONG, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis 3 Rs Soluções Sustentáveis; Instituição de Ensino, Escola Estadual João de Freitas Neto; Imprensa, Jornal Gazeta Norte Mineira; Produtor Rural, João Avelino Neto (In Memorian); Cidadão Ambientalista, Terezinha de Jesus Veloso e Órgão Público, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Programa Recicla aos Montes).

O Prêmio é uma obra de arte, em formato de formiga, de autoria do artista plástico Gu Ferreira. “A homenagem já se torna tradicional e nossa expectativa é de que a solenidade seja um sucesso, a exemplo dos anos anteriores”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do Codema, Soter Magno, lembrando que a votação foi de forma democrática e transparente.

O professor Ivo das Chagas foi um dos maiores estudiosos do cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, além de organização do espaço. Era conhecido no Norte de Minas como “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente.

O Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Montes Claros (CODEMA) aprovou o uso de R$ 15 mil do Fundo Único de Meio Ambiente para aquisição de grama, mudas ornamentais e insumos que serão utilizados para obras de paisagismo em 10 praças públicas de Montes Claros, realizada nesta quinta-feira, 16, foi bastante produtiva.