GIRLENO ALENCAR
Os gaúchos encaminharam para Montes Claros material de tecnologia assistiva que contribuirão para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais dos estudantes com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. Os itens foram produzidos pelo Centro de Referência em Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e entregues à reitoria do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, que repassará aos campi. O material de tecnologia assistiva foi produzido após o levantamento de demanda realizado pelo IFRS nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As unidades do IFNMG que responderam o levantamento e receberão os itens são os campi Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni, além da Reitoria, por meio do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI).
A responsável pelo NAI, Aline Silvânia Ferreira dos Santos explica que o material de tecnologia assistiva recebido pode atender diversas demandas quanto à educação inclusiva, beneficiando estudantes cegos, com baixa visão, mobilidade reduzida, deficiência física, transtorno do espectro autista ou deficiência intelectual. Alguns itens, como o material pedagógico adaptado (confeccionado considerando aspectos importantes da deficiência visual) e o soroban (ábaco janonês), podem, inclusive, ser utilizados por todos os estudantes do Instituto. Outros itens recebidos são mouse de botão (adaptado para pessoas com limitações físico-motora), acionadores (artefatos que servem para acionar algo, sendo úteis para pessoas com limitações físico-motoras).
Também veio facilitador para escrita (adaptação para facilitar o manuseio de materiais como lápis e caneta), suporte para leitura (prancha com regulagem para que o usuário escolha o melhor ângulo de inclinação do material para leitura), teclado com máscara (acessório que auxilia usuários com pouca coordenação motora/mobilidade reduzida nos membros superiores), caderno com pauta ampliada, suporte para uso do celular com lupa, lupa de mão com iluminação, bengala e reglete com punção (instrumentos criados para a escrita Braille). Atualmente, o IFNMG tem cerca de 120 estudantes com necessidades específicas que poderão beneficiar-se do material. A equipe do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) juntamente com os docentes e o setor pedagógico de cada campus poderão utilizar os recursos conforme a deficiência e a necessidade de cada aluno atendido.
Segundo a pedagoga Soraya Rocha Melo, do NAI, as tecnologias assistivas são uma ferramenta importante na construção da aprendizagem e de ambientes inclusivos, facilitando o trabalho dos profissionais e contribuído diretamente no processo de ensino-aprendizagem, pois tem como objetivos auxiliar, facilitar e promover a realização e a inclusão dos estudantes com ou sem deficiência. O Projeto do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva do IFRS é financiado pelo Ministério da Educação. Tem por objetivo disseminar para toda a Rede Federal os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de tecnologia assistiva, com base na legislação e nas experiências do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS na pesquisa, elaboração e legitimação de tais artefatos. Além de confeccionar soluções acessíveis segundo a demanda das instituições de ensino e entregar esse material de tecnologia assistiva, também estão entre os objetivos do Projeto produzir tutorias de produção e uso dos itens, para que, posteriormente, as próprias instituições demandantes tenham condições de produzir seus recursos.
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