Gaúchos doam equipamentos para atender deficientes do Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Gaúchos doam equipamentos para atender deficientes do Norte de Minas

GIRLENO ALENCAR

Os gaúchos encaminharam para Montes Claros material de tecnologia assistiva que contribuirão para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais dos estudantes com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. Os itens foram produzidos pelo Centro de Referência em Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e entregues à reitoria do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, que repassará aos campi. O material de tecnologia assistiva foi produzido após o levantamento de demanda realizado pelo IFRS nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As unidades do IFNMG que responderam o levantamento e receberão os itens são os campi Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni, além da Reitoria, por meio do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI).

A responsável pelo NAI, Aline Silvânia Ferreira dos Santos explica que o material de tecnologia assistiva recebido pode atender diversas demandas quanto à educação inclusiva, beneficiando estudantes cegos, com baixa visão, mobilidade reduzida, deficiência física, transtorno do espectro autista ou deficiência intelectual. Alguns itens, como o material pedagógico adaptado (confeccionado considerando aspectos importantes da deficiência visual) e o soroban (ábaco janonês), podem, inclusive, ser utilizados por todos os estudantes do Instituto. Outros itens recebidos são mouse de botão (adaptado para pessoas com limitações físico-motora), acionadores (artefatos que servem para acionar algo, sendo úteis para pessoas com limitações físico-motoras).

Também veio facilitador para escrita (adaptação para facilitar o manuseio de materiais como lápis e caneta), suporte para leitura (prancha com regulagem para que o usuário escolha o melhor ângulo de inclinação do material para leitura), teclado com máscara (acessório que auxilia usuários com pouca coordenação motora/mobilidade reduzida nos membros superiores), caderno com pauta ampliada, suporte para uso do celular com lupa, lupa de mão com iluminação, bengala e reglete com punção (instrumentos criados para a escrita Braille). Atualmente, o IFNMG tem cerca de 120 estudantes com necessidades específicas que poderão beneficiar-se do material. A equipe do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) juntamente com os docentes e o setor pedagógico de cada campus poderão utilizar os recursos conforme a deficiência e a necessidade de cada aluno atendido.

Segundo a pedagoga Soraya Rocha Melo, do NAI, as tecnologias assistivas são uma ferramenta importante na construção da aprendizagem e de ambientes inclusivos, facilitando o trabalho dos profissionais e contribuído diretamente no processo de ensino-aprendizagem, pois tem como objetivos auxiliar, facilitar e promover a realização e a inclusão dos estudantes com ou sem deficiência. O Projeto do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva do IFRS é financiado pelo Ministério da Educação. Tem por objetivo disseminar para toda a Rede Federal os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de tecnologia assistiva, com base na legislação e nas experiências do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS na pesquisa, elaboração e legitimação de tais artefatos. Além de confeccionar soluções acessíveis segundo a demanda das instituições de ensino e entregar esse material de tecnologia assistiva, também estão entre os objetivos do Projeto produzir tutorias de produção e uso dos itens, para que, posteriormente, as próprias instituições demandantes tenham condições de produzir seus recursos.