Fundação Sara realiza exposição em shopping de Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Fundação Sara realiza exposição em shopping de Montes Claros

Está sendo realizada na exposição sobre os principais sinais e sintomas do câncer Infantojuvenil em um shopping de Montes Claros, dentro do Setembro Amarelo, que luta pela prevenção ao câncer infantil. Quem passar pelo local, além de conferir orientações distribuídas em oito placas, vai poder levar para casa um panfleto com orientações. “A responsabilidade pela suspeição dos sinais e sintomas não é só dos médicos. A responsabilidade é, principalmente, dos pais, professores, cuidadores e de todos que convivem com esse público. Todos devem ser capazes de perceber a persistência de sinais e sintomas de doenças comuns da infância que podem estar associados a doenças graves, inclusive câncer”, enfatiza Álvaro Costa, presidente da Fundação Sara.

A exposição também conta com uma caixa coletora para que os visitantes possam contribuir com doações de produtos de higiene pessoal que fazem parte do kit distribuído pela Fundação Sara aos assistidos e acompanhantes durante o período em que ficam hospedados na instituição. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que anualmente surjam cerca de 403 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes, e que a cada três minutos uma criança morre vitimada pela doença. Dados assim motivam campanhas de alerta e de prevenção no mundo todo, e no Brasil não é diferente.

Liderado pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), o Setembro Dourado tem como finalidade informar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença por meio da percepção dos principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. O tema da campanha deste ano é Quem Ama está Sempre Atento. A ação nacional busca usar todos os meios possíveis de comunicação social para sua divulgação. Um dos objetivos é, a exemplo dos países de alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alcançar 85% de chances de sobrevida para crianças e adolescentes com câncer – atualmente, esse índice no Brasil é de 60%.

“Não é justo que crianças e adolescentes tenham menores chances de cura por falta de informação e atendimento rápido em local especializado”, exemplifica Álvaro Gaspar Costa, presidente da Fundação Sara e vice-presidente da Coniacc. A Fundação Sara é uma das 48 filiadas nacionais da Coniacc que realizam ações de sensibilização na divulgação da campanha junto às comunidades onde estão inseridas.

Exposição em shopping

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já somam mais de 1.300 famílias amparadas. (GA)

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