Fundação Sara inicia campanha para receber doações do imposto de renda - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Fundação Sara inicia campanha para receber doações do imposto de renda

A Fundação Sara iniciou uma campanha para receber doações do imposto de renda dos contribuintes, como forma de custear as suas atividades. “Milhões de brasileiros declaram Imposto de Renda todos os anos, mas o que poucos sabem é que, ao invés de deixar todo o valor com o governo, podem escolher destinar 3% para ajudar instituições de apoio a crianças e adolescentes, como a Fundação Sara, sem nenhum custo para o declarante. A iniciativa, que é amparada pela Lei Federal 8.069/90, permite a destinação por meio do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA. As destinações realizadas são geridas pelo colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob fiscalização do Ministério Público Estadual. 

Quem tem restituição ou imposto a pagar, pode participar e destinar recursos, beneficiando-se da lei e fazendo valer seu direito. O valor destinado ao FIA é automaticamente deduzido do imposto total a ser pago. No caso de quem tem imposto a restituir, também é possível fazer a destinação. Neste caso, o valor será acrescido na restituição.  Destinar recursos é uma forma cidadã de atuar, decidindo qual parte do seu imposto será encaminhada para uma causa infantil, aplicado diretamente no município escolhido por você.  “O declarante estará apoiando uma instituição que conhece e poderá acompanhar onde os recursos foram investidos. É uma iniciativa fácil de fazer, pois é no próprio formulário da declaração, e sem custo nenhum para o declarante, ou seja, basta querer fazer”explica a superintendente executiva da Fundação Sara, Silvana Amorim.

O valor da campanha que é recebido, anualmente, pela Fundação Sara é fundamental para ajudar nas despesas de assistência de centenas de crianças e adolescentes. O valor permite custear, por exemplo, exames de diagnóstico, acompanhamento do tratamento do câncer, cateteres e equipe multidisciplinar assistencial, como a psicóloga, a assistente social, a nutricionista e a pedagoga. A Pâmela é uma das centenas de crianças e adolescentes com câncer que recebe todo o apoio da Fundação Sara. Essa pequena guerreira foi diagnosticada com leucemia em junho de 2018 e, desde então, foram várias idas e vindas ao hospital para internações, exames e quimioterapias.

Em novembro de 2020, ela chegou a comemorar o fim do tratamento, no entanto, a doença voltou. Com muita coragem e sempre com esse sorrisão no rosto, ela retomou sua luta. A mãe dela, Paloma, conta que o próximo passo é transplante. “O mais difícil ela já conseguiu, que foi um doador 100% compatível. Agora ela está se preparando para receber a nova medula. Não sei quando, onde, nem como será, mas sei que posso contar com a Fundação Sara para conduzir todo o processo, expressa a mãe com confiança. (GA)