Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire inicia a mais uma Sipat - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire inicia a mais uma Sipat

A Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire deu início a mais uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), na tarde desta segunda-feira (18/10), com a cerimônia de abertura que contou com a participação do prefeito de Pirapora, Alex César e do secretário de Governo, Paulo Rogério, que foram anfritionados pelo presidente da Fundação, Luis Gustavo Massa e pelo superintendente, João Carlos Vieira. Diante dos colaboradores da Fundação, o prefeito Alex César fez o seu reconhecimento da importância dos profissionais no enfrentamento da pandemia e agradeceu pela dedicação, perante um desafio tão grande. “Momentos como esse, para reforçar os cuidados com a saúde e a segurança são primordiais para profissionais como vocês, que são tão importantes para a Saúde Pública de Pirapora. Quero agradecê-los por tudo o que fizeram e o que continuam fazendo pelo hospital e por nossa população”.

Com o objetivo de conscientizar os colaboradores, sobre os cuidados com a saúde e a segurança, para além do ambiente hospitalar, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Fundação, traz como tema central da Sipat 2021, o lema: “A atitude é individual, mas a segurança é coletiva”. A programação foi iniciada nesta segunda, no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), com a palestra do psicólogo Bruno Santos e com o sorteio de brindes para os participantes. Na tarde desta terça-feira, a programação será sequenciada com a palestra motivacional da terapeuta Sara Lemos e com mais sorteio de brindes. Na quarta-feira, será a vez do psicólogo Éder Lúcio, que falará sobre a Saúde Mental Infantil. A segurança no trânsito será o tema da palestra de quinta-feira, com Alessandro Pires. E na sexta, no fechamento da programação da Sipat, será realizado um bingo e o coquetel de encerramento.

OUTUBRO ROSA | A coordenadora assistencial e a enfermeira do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) de Pirapora, Tariana Diniz e Daniela Gislei, compartilharam informações sobre a Campanha Outubro Rosa e os atendimentos prestados pelo CEAE. As profissionais levaram para os ouvintes orientações fundamentais, para a conscientização sobre a prevenção e a necessidade do diagnóstico precoce para o combate do câncer de mama e colo de útero. Além disso, as enfermeiras explicaram como são os atendimentos do CEAE, todo o processo de tratamento das pacientes e a estrutura disponibilizada pela entidade estadual de saúde, que atende as demandas de Saúde da Região de Pirapora e Coração de Jesus, totalizando 12 municípios.

De acordo com o balanço do CEAE, de janeiro até setembro, foram realizadas 1.912 mamografias e 434 atendimentos na especialidade de mastologia. No estudo populacional do público alvo (faixa etária de 50 a 69 anos) para a mamografia de rastreamento, foi concluído que só em Pirapora, existe a demanda de quase 6.000 mulheres. “Conforme preconiza o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer, a mamografia de rastreamento, que é o exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama, é recomendada para a faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. No entanto, temos observado uma certa negligência em relação a isso, com um número alto de ausências nos dias de exames. Precisamos conscientizar as mulheres para procurar as unidades de saúde, para garantir os exames, consultas e o tratamento, se necessário”, destaca o gerente administrativo, Walclísio Alves de Souza Júnior. (Ascom PMP)