Fiscalização ambiental combate desmatamento ilegal no Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação
Fiscalização ambiental combate desmatamento ilegal no Norte de Minas

STÊNIO AGUIAR

Os fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) estiveram em municípios do Norte de Minas e em outras regiões do Estado com o objetivo de combater o desmatamento ilegal da flora nativa. As vistorias aconteceram entre os dias 23 e 27 de outubro. As multas aplicadas somam mais de R$ 4,7 milhões, conforme publicação da sexta edição do Boletim Minas contra o Desmatamento.

As equipes fiscalizaram sete alvos de desmatamento do bioma Cerrado, distribuídos entre os municípios de Chapada Gaúcha, Januária e Bonito de Minas. Os alvos da operação totalizaram 265,70 hectares de desmates autuados; 7469,73 m³ de lenha nativa foram objetos de autuação por terem sidos retirados das áreas desmatadas e; 666,06 m³ de lenha nativa e 1,5 metros de carvão foram apreendidos.

Os alvos foram obtidos por meio do alerta de desmatamento da Plataforma Brasil Mais, com o cruzamento dos dados de autorizações emitidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A plataforma usa o sensoriamento remoto via satélite e dá suporte nas ações de fiscalização ambiental, permitindo o acesso a imagens compostas por mais de 180 satélites.

O servidor da Diretoria Regional de Fiscalização Ambiental no Norte de Minas e coordenador da operação, Cassio Maggi Salvia Maciel, explica que a região tem grandes extensões e que ainda registra alto índice de desmatamento. “A operação visa atingir alvos de desmates ilegais que tenham sido realizados recentemente ou ainda que estejam iniciando, utilizando-se de ferramentas de geotecnologias avançadas para detecção dos desmates”, explica.

Operação Besouro Verde

Foi realizada, ainda, mais uma etapa da Operação Especial Extraordinária Besouro Verde, onde foi realizado o monitoramento aéreo com o uso de helicóptero em áreas de desmate do cerrado no município Coração de Jesus.

Toda a área do município foi monitorada. Nos locais onde foi confirmado o desmatamento será realizada diligência por terra para tomada das medidas administrativas cabíveis.

A Operação Besouro Verde, que visa o patrulhamento aéreo e a fiscalização dos alertas de desmatamento com uso de aeronave nos municípios que se destacam no índice de alertas e detecções de desmatamento, foi iniciada no mês de junho, com a realização e sobrevoos mensais nessas regiões.

A operação, coordenada pela Subsecretaria de Fiscalização Ambiental da Semad, foi realizada por equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente. (Com informações do Boletim Minas contra o Desmatamento – Semad)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: