Fiemg Norte discute criação de cursos técnicos para atender demanda da indústria - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Fiemg Norte discute criação de cursos técnicos para atender demanda da indústria

GIRLENO ALENCAR

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais Regional Norte, Adauto Marques Batista, discutiu com a Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas (Fundetec), ACI e Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais a criação de cursos técnicos para formar mão de obra qualificada para atender demanda das indústrias elétricas e de energia solar fotovoltaica que estão se instalando no Norte de Minas.

A reunião ocorreu na sede da Fiemg Norte, com a presença do presidente e o secretário executivo da Fundetec, Otaviano de Souza Pires Júnior e Haroldo de Moraes Lopes, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI), Leonardo Lima de Vasconcelos e o presidente do Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais, Sérgio Tavares Pires. 

O presidente da Fiemg Regional Norte, Adauto Marques, explicou que essa é uma preocupação do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, pois com o crescimento da demanda e a instalação de usinas de energias solares no Norte de Minas, cresceu também a demanda por mão de obra qualificada para trabalhar nessas indústrias. “A criação de cursos técnicos específicos para a área, além de atender à demanda das empresas ainda criaria oportunidades de trabalho para muita gente, principalmente jovens que por falta de oportunidade não conseguem se inserir no mercado de trabalho”, destaca Marques.

Os cursos serão criados pela Fundetec, em parceria com a ACI e o SINDIMIG e funcionarão em imóvel próprio da Fundetec em Montes Claros.

A energia solar fotovoltaica é a conversão da luz do Sol em eletricidade. A energia gerada pode ser aproveitada para abastecer toda a necessidade de consumo de uma casa ou empresa fazendo com que a conta de luz reduza em até 95%. A grande vantagem ao meio ambiente é que a energia fotovoltaica é limpa e sustentável, não emitindo qualquer gás de efeito estufa em sua geração. Além disso, a produção das tecnologias solares é controlada para que o processo de fabricação não prejudique o meio ambiente.

%d blogueiros gostam disto: