Festival Gastronômico de Januária abre oportunidades para bares e restaurantes - Rede Gazeta de Comunicação
Festival Gastronômico de Januária abre oportunidades para bares e restaurantes

Nesta quarta-feira (5/10) terá início o 1º Festival Gastronômico de Januária, no Norte de Minas, uma iniciativa da prefeitura em parceria com o Sebrae Minas, para apoiar donos de bares e restaurantes da cidade a impulsionarem seus negócios e divulgarem a gastronomia regional. O evento segue até sábado (8/10), nas praças Getúlio Vargas e Patrocínio Mota, como parte das festividades em comemoração aos 162 anos de Januária.

No festival estarão dez estabelecimentos participantes do programa “Prepara Gastronomia Vale do Peruaçu”, desenvolvido pelo Sebrae Minas. Nos últimos seis meses, eles receberam orientações de profissionais do setor de gastronomia, cursos, consultorias e oficinas sobre atendimento, precificação, marketing digital e melhoria da gestão do negócio. Também participaram de uma missão técnica ao festival gastronômico de Paracatu, no Noroeste do estado, para aprender as boas práticas do evento já consolidado no setor.

“Preparamos os empreendedores de Januária para que ofereçam serviços de qualidade, uma vez que a gastronomia pode se tornar um diferencial competitivo do território, impulsionando o desenvolvimento da região de forma sustentável. Realizamos, também, um levantamento sobre a identidade gastronômica do município, que será apresentado durante o festival”, destaca a analista do Sebrae Minas Aline Magalhães.

Resultados práticos

A gastrônoma Bernadete Guimarães acompanhou as ações realizadas com os donos dos empreendimentos, e destaca a evolução dos empresários. “Conseguimos detectar e aperfeiçoar os pratos típicos da região que já eram comercializados por eles. Hoje, os empreendedores do setor sentem-se valorizados e motivados para mostrar seus pratos”, enfatiza.

O empreendedor Franklin Almeida é um dos participantes do festival, e irá levar para o evento o sanduíche de pernil caipira com vinagrete de manga. “Todos os ingredientes são produzidos da cidade. O pão é de uma padaria local; o pernil é de um sitio de um produtor da agricultura familiar; e a manga é uma fruta bastante comum na região”, destaca.

O secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Januária, Aurélio Vilares, antecipa que, “nos próximos anos, o festival terá uma data exclusiva, pois percebemos o potencial dos empreendedores, especialmente após o trabalho realizado pelo Sebrae Minas”, reforça. Além de Januária, os municípios de Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz e Bonito de Minas também participam do programa ‘Prepara Gastronomia Vale do Peruaçu’, e nos próximos meses, com data ainda a ser definida, realizarão o Festival Gastronômico. (Agência Sebrae)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: