Festa de Francisco Dumont atrai mais de 20 mil pessoas, o dobro do público esperado - Rede Gazeta de Comunicação
Festa de Francisco Dumont atrai mais de 20 mil pessoas, o dobro do público esperado

A tradicional festa de Francisco Dumont superou as expectativas! Segundo a Prefeitura Municipal, cerca de 20 mil pessoas passaram pela cidade durante os quatro dias de festividades, número que representa o dobro do que era estimado pela organização. Ao todo, seis bandas musicais se apresentaram no palco montado na Praça da Matriz, entre os dias 21 e 24 de julho, na 103ª Edição da Festa de Julho. A programação contou também com barraquinhas e celebrações em honra a Nossa Senhora da Conceição e Divino Espírito Santo.

Na quinta, 21, a abertura do evento teve o XVII Concurso de Pratos derivados do milho e da mandioca e show regional com a dupla Dan e Abert; na sexta, 22, a atração nacional Chicabana e o Cantor regional, Adrian Gabriel, animaram o público; já no sábado, foi a vez da Banda Originais do Baião e a dupla nacional Di Paullo e Paulino; e para encerrar, no domingo se apresentou a banda Baião Tropical.

“Foi tudo maravilhoso! O público acima do esperado, foram quatro dias de festas, com várias atrações regionais e nacionais, o comércio foi bastante movimentado, com muitos visitantes. Ou seja, foi muito além das expectativas. Estamos muito felizes! Foram muitas noites mal dormidas e muita ansiedade antes do evento, mas graças a Deus valeu a pena. Saiu tudo conforme planejamos, inclusive nos surpreendeu!”, celebrou o prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo.

Muito movimento significa mais lucro para aqueles que vivem da venda de produtos e serviços, como alimentação, hospedagem e afins. Venâncio Pereira Neto, dono de uma padaria e lanchonete na Praça da Matriz, tem muito o que comemorar.

“Nossas vendas triplicaram, vendemos 300% à mais do que costumamos vender nos dias normais. Foi uma festa muito tranquila em relação a segurança e muito satisfatória para nós que vivemos do comércio. Após esses dois anos de pandemia, a movimentação dos visitantes, e dos Franciscodumonsenses ausentes foi muito importante para a interação entre as pessoas, que estavam com saudades desse calor humano, dos familiares, do lazer e do entretenimento. Nossa cidade tem muitas opções de passeios, nos rios, nas cachoeiras, temos as piscinas naturais, e isso atrai ainda mais turistas. O que movimenta também a economia”, destacou Venâncio.

O comerciante Vanderlei Rabelo Fonseca possui um mercadinho no entorno da Praça Dona Carlota, próximo ao local dos shows também celebrou p movimento registrado durante as festividades. Embora o funcionamento do local seja apenas durante o dia, ele diz que o faturamento subiu consideravelmente.

“Tivemos um aumento significativo das vendas em relação aos fins de semana anteriores. Fiz o cálculo, e percebemos melhoria nas vendas em torno de 30% a 33% devido às festas. A movimentação foi muito grande, algo que não víamos há dois anos. Isso dá um gás ao nosso comércio”, comentou Vanderlei.

Quem se divertiu e aproveitou bastante as atrações foi a auxiliar de saúde bucal Valquíria Darling. Ela é natural de Francisco Dumont, mas há oito anos se mudou para Montes Claros. Embora não more mais na sua cidade natal, sempre participa das tradicionais festas de Julho.

“Foi uma festa muito esperada! Despertou aquela sensação de nostalgia, de ver as barracas montadas, o palco, as pessoas, o show. Aquele momento que você pensa: ‘-ufa! Finalmente está acontecendo essa festa depois de tanto tempo!’. Isso simboliza a cultura de Francisco Dumont, com músicas tradicionais, comidas típicas e uma cidade acolhedora. Assim como ajuda também na economia. A tradicional festa de julho é um evento que pode se passar anos, e nada muda, pois representa a nossa cidade em todos os quesitos”, disse.

Sobre a organização, Valquíria elogiou. “O evento estava bem planejado, o palco bem montado, as barracas bem localizadas para que possa dá acesso às pessoas que passavam… e a segurança também foi excelente, permanecendo até o final dos shows”, destacou a auxiliar de saúde bucal.

Outro ponto observado pelo prefeito Eduardo é que além do público em geral, vários prefeitos, vereadores e autoridades da região participaram do evento, o que indica o prestígio que as festas de julho têm no calendário regional. O prefeito de Várzea da Palma, Eduardo Monteiro, disse que não poderia deixar de comparecer nesse momento tão aguardado.

“Com grande alegria participamos dessa brilhante festa promovida pela prefeitura municipal, através do grande amigo Eduardo Rabelo, grande líder político da região, presidente do Codanorte e do Circuito Serra do Cabral, onde tivemos o prazer de estarmos com vários prefeitos da região, buscando essa integração importante para o desenvolvimento não só das nossas cidades, mas para a cidade. Agradecemos e parabenizamos pelo brilhantismo mostrado”, comentou. 

“Fiquei super feliz com o convite do prefeito Eduardo Rabelo, empenhado, responsável e que ama Francisco Dumont, por essa festa maravilhosa, uma referência em organização, referência na alegria do povo que voltou a esse normal. É a primeira vez que participo e estou encantado com esse trabalho”, disse Paulo Elias, prefeito de Lassance.

O prefeito de Pirapora, Alex César, também deixou o seu recado: “investir em eventos para o município é muito importante, cada centavo investido nessa maravilhosa festa retorna de alguma forma para os comerciantes, para os restaurantes e para os hotéis”, destacou Alex.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: