Federação Fight leva Vitor Petrino, do UFC, para evento em BH com mais de 200 crianças - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Federação Fight leva Vitor Petrino, do UFC, para evento em BH com mais de 200 crianças

Projeto social de jiu-jitsu em Belo Horizonte promoverá encontro de pequenos atletas com lutador da maior liga de MMA do mundo

No Dia das Crianças, a comunidade do Taquaril, na Região Leste de Belo Horizonte, será palco de um evento esportivo especial com a presença de uma das maiores promessas do Brasil no UFC. Mais de 200 crianças atendidas pelo projeto social de jiu-jitsu, apadrinhado pelo Federação Fight, participarão de uma grande celebração no espaço de convivência da Rua Gonçalves Baldaia, número 6. O evento neste sábado (12/10) será uma oportunidade única para as crianças e pais conhecerem de perto o trabalho transformador que o esporte pode realizar.

Um dos destaques do evento será a presença de Vitor Petrino, de 27 anos, lutador da categoria meio-pesado do UFC. Ele marcará presença para inspirar os pequenos atletas e reforçar o impacto positivo das artes marciais. Para Petrino, iniciativas como essa são essenciais para oferecer às crianças um novo horizonte. “Todo projeto social tem como intuito plantar uma sementinha no coração e na mente das crianças e de quem participa do projeto, para que elas conheçam pessoas que também saíram de projetos sociais e conseguiram conquistar a vida através disso, viver do esporte, do que o projeto está ensinando,” contou Petrino, que nasceu em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e hoje mora em Curitiba, onde treina na renomada equipe CM System. “As pessoas tendo contato comigo e outros atletas do UFC é algo de suma importância, porque elas conseguem se projetar em nós, e ver um caminho para a vida delas. Sempre que você consegue ter contato com atletas, você tem uma projeção para ver o que você quer para a vida. Isso muda totalmente a cabeça da pessoa. Por meio do esporte, ela pode ter uma vida digna e ser uma inspiração para outras pessoas”, completou o lutador.

O evento no Taquaril não será restrito apenas aos alunos do projeto. Ele será aberto para todas as crianças da comunidade, que terão a chance de conhecer o jiu-jitsu e entender o impacto que essa prática esportiva pode ter em suas vidas. O projeto apadrinhado pelo Federação Fight, que já beneficia centenas de crianças e adolescentes da região, é uma iniciativa que visa não apenas a formação de atletas, mas também o desenvolvimento pessoal e social dos jovens. Os instrutores estarão no evento oferecendo orientações e atividades lúdicas voltadas para a prática do esporte e para o fortalecimento de valores como disciplina, respeito e cooperação. O Federação Fight, o maior evento de MMA de Minas Gerais, tem sido um importante apoiador desse projeto, que já conquistou resultados expressivos no Conjunto Taquaril e em outras comunidades de Belo Horizonte. Comandado pelo multicampeão de jiu-jitsu Vinícius Franklin e coordenado por Marcelo Jorge, o projeto social atende crianças em dois núcleos no Taquaril, além de grupos no Morro do Papagaio e em outras áreas da cidade. O trabalho focado na inclusão social por meio do esporte tem promovido uma verdadeira transformação na vida dessas crianças, conforme destaca o mestre Igor Bodão, um dos instrutores do projeto. “O que vemos hoje na nossa comunidade é uma transformação diária no comportamento das crianças e dos adolescentes através do jiu-jitsu, principalmente no ganho da disciplina, o que sempre nos é relatado pelos pais”, ressaltou.

Como se inscrever

O evento em comemoração ao Dia das Crianças será um momento especial para que as famílias da comunidade conheçam melhor o projeto apadrinhado pelo Federação Fight. Aqueles que tiverem interesse em inscrever seus filhos devem entrar em contato diretamente pelo WhatsApp do projeto social no número (31) 98815-1150.

Além das atividades com os instrutores, o evento também contará com momentos de interação e diversão para as crianças. Será uma grande oportunidade para que mais jovens possam se inspirar nos atletas presentes e na filosofia do jiu-jitsu, que tem sido um motor de transformação para muitos deles. O projeto social do Federação Fight não se limita apenas ao Taquaril. Com núcleos em outras comunidades e o apoio de figuras importantes do cenário esportivo, o programa está em constante expansão e se firma como um exemplo de como o esporte pode ser um agente de mudança. Ao trazer atletas como Vitor Petrino e ao abrir suas portas para a comunidade, o evento deste Dia das Crianças promete ser um marco na história do projeto, mostrando que o jiu-itsu vai muito além das técnicas de luta — ele é, acima de tudo, uma ferramenta de transformação social.

Vitor Petrino no UFC

Vitor Petrino foi revelado pelo Federação Fight ainda como atleta amador. Foram três lutas pelo maior evento de MMA de Minas Gerais: duas em 2017 e uma em 2018. Ele perdeu a primeira, por decisão unânime dos juízes, mas se recuperou nas outras com triunfos por nocaute técnico. Lutador profissional desde 2019, Petrino construiu um cartel com 11 vitórias seguidas – incluindo quatro no UFC. São sete vitórias por nocaute/nocaute técnico, uma por finalização e três por decisão dos juízes. O único revés ocorreu em maio deste ano, quando foi finalizado pelo experiente norte-americano Anthony Smith. O próximo desafio do atleta mineiro no UFC será no dia 14 de dezembro, na Flórida, nos Estados Unidos, quando enfrentará o americano Dustin Jacoby. (No Ataque)