FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

PL SE MOVIMENTA

Maurício da Santa Casa, que nas duas últimas eleições apoiou Marcelo Freitas (UNIÃO BRASIL) para deputado federal, postou vídeos com dois deputados federais do PL anunciando sua pré-candidatura a prefeito pelo partido. Um foi o deputado Nikolas Ferreira, que recebeu 22 mil votos em Montes Claros nas últimas eleições, praticamente sem ter vindo aqui. Outro foi o presidente do diretório estadual, Domigos Sávio. Em um dos vídeos, Maurício anunciou para breve um evento com Nikolas, Jair Bolsonaro e Michele Bolsonaro em Montes Claros.

MARCELO COM GUILHERME

Após a filiação de Maurício ao PL e do anúncio da pré-candidatura do superintendente da Santa Casa, talvez para evitar especulações, o deputado federal Marcelo Freitas fez questão de pontuar publicamente que apoiará Guilherme Guimarães, também do UNIÃO BRASIL, para prefeito e que qualquer outro posicionamento está fora de questão. Ele afirmou isso tanto no plenário da Câmara dos Deputados, indiretamente, ao tecer muitos elogios à administração Humberto Souto-Guilherme, e diretamente no encontro que promoveu para pré-candidatos a vereador de sua base eleitoral.

FRATURA NA DIREITA

Fato é que a candidatura de Maurício promove uma fratura na direita em Montes Claros, antes praticamente toda reunida em torno de Guilherme. Não dá para avaliar ainda o tamanho dessa fratura, mas, em primeira análise, a candidatura do PL tira mais votos do candidato da situação do que de outros concorrentes. Como a eleição de Montes Claros é em dois turnos, os envolvidos precisarão ter muito cuidado ao mover as peças do xadrez.

PSOL NA ESTADUAL

Ontem, escrevi uma nota sobre o PSOL, mas recebi novas informações após o fechamento da coluna. O partido terá chapa de vereadores, segundo me informou um membro da sua direção, mas a definição de apoio na majoritária dependerá de um entendimento das deputadas estadual Bella Gonçalves e federal Célia Xakriabá no âmbito do diretório estadual do partido. Sobre a federação com a REDE, ele me disse que o diálogo é bom, mas que os partidos ainda não conversaram sobre candidatura a prefeito.

REDE COM GUILHERME

A REDE em Montes Claros é coordenada por Nilson, diretor de Articulação Política da Prefeitura. Ele, inclusive, estaria montando a chapa de candidatos a vereador do partido, que, por força da lei, está federado com o PSOL. Nilson é também um dos coordenadores da pré-campanha de Guilherme Guimarães. PSOL e REDE terão que caminhas juntos, obrigatoriamente, em todos os municípios do Brasil.

ESTÁGIO NA CÂMARA

Nesta semana, o suplente de deputado federal Délio Pinheiro (PDT) fez uma espécie de estágio na Câmara dos Deputados em Brasília, para conhecer melhor o funcionamento daquele parlamento. Ele assumirá, no dia 7 de abril, por quatro meses, a vaga do titular Mário Heringer, que se licenciará. O PDT faz parte da base do Governo Lula no Congresso Nacional, inclusive o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, é o atual ministro da Previdência Social.

JANUÁRIA

O prefeito de Januária, Maurício Almeida, articula sua candidatura à reeleição já pensando em 2026. Maurício deverá ser candidato a deputado federal. Há uma expectativa de que ele faça dobradinhas com o ex-deputado estadual e atual secretário municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Zé Reis, que mantém praticamente intactas as suas bases eleitorais e trabalha buscando novas adesões.