PL SE MOVIMENTA
Maurício da Santa Casa, que nas duas últimas eleições apoiou Marcelo Freitas (UNIÃO BRASIL) para deputado federal, postou vídeos com dois deputados federais do PL anunciando sua pré-candidatura a prefeito pelo partido. Um foi o deputado Nikolas Ferreira, que recebeu 22 mil votos em Montes Claros nas últimas eleições, praticamente sem ter vindo aqui. Outro foi o presidente do diretório estadual, Domigos Sávio. Em um dos vídeos, Maurício anunciou para breve um evento com Nikolas, Jair Bolsonaro e Michele Bolsonaro em Montes Claros.
MARCELO COM GUILHERME
Após a filiação de Maurício ao PL e do anúncio da pré-candidatura do superintendente da Santa Casa, talvez para evitar especulações, o deputado federal Marcelo Freitas fez questão de pontuar publicamente que apoiará Guilherme Guimarães, também do UNIÃO BRASIL, para prefeito e que qualquer outro posicionamento está fora de questão. Ele afirmou isso tanto no plenário da Câmara dos Deputados, indiretamente, ao tecer muitos elogios à administração Humberto Souto-Guilherme, e diretamente no encontro que promoveu para pré-candidatos a vereador de sua base eleitoral.
FRATURA NA DIREITA
Fato é que a candidatura de Maurício promove uma fratura na direita em Montes Claros, antes praticamente toda reunida em torno de Guilherme. Não dá para avaliar ainda o tamanho dessa fratura, mas, em primeira análise, a candidatura do PL tira mais votos do candidato da situação do que de outros concorrentes. Como a eleição de Montes Claros é em dois turnos, os envolvidos precisarão ter muito cuidado ao mover as peças do xadrez.
PSOL NA ESTADUAL
Ontem, escrevi uma nota sobre o PSOL, mas recebi novas informações após o fechamento da coluna. O partido terá chapa de vereadores, segundo me informou um membro da sua direção, mas a definição de apoio na majoritária dependerá de um entendimento das deputadas estadual Bella Gonçalves e federal Célia Xakriabá no âmbito do diretório estadual do partido. Sobre a federação com a REDE, ele me disse que o diálogo é bom, mas que os partidos ainda não conversaram sobre candidatura a prefeito.
REDE COM GUILHERME
A REDE em Montes Claros é coordenada por Nilson, diretor de Articulação Política da Prefeitura. Ele, inclusive, estaria montando a chapa de candidatos a vereador do partido, que, por força da lei, está federado com o PSOL. Nilson é também um dos coordenadores da pré-campanha de Guilherme Guimarães. PSOL e REDE terão que caminhas juntos, obrigatoriamente, em todos os municípios do Brasil.
ESTÁGIO NA CÂMARA
Nesta semana, o suplente de deputado federal Délio Pinheiro (PDT) fez uma espécie de estágio na Câmara dos Deputados em Brasília, para conhecer melhor o funcionamento daquele parlamento. Ele assumirá, no dia 7 de abril, por quatro meses, a vaga do titular Mário Heringer, que se licenciará. O PDT faz parte da base do Governo Lula no Congresso Nacional, inclusive o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, é o atual ministro da Previdência Social.
JANUÁRIA
O prefeito de Januária, Maurício Almeida, articula sua candidatura à reeleição já pensando em 2026. Maurício deverá ser candidato a deputado federal. Há uma expectativa de que ele faça dobradinhas com o ex-deputado estadual e atual secretário municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Zé Reis, que mantém praticamente intactas as suas bases eleitorais e trabalha buscando novas adesões.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)