FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

PROTESTO NA MCTRANS

Numa situação que certamente irá causar constrangimentos, desnecessários e que poderiam ser evitados, à administração Humberto Souto/Guilherme Guimarães, coletivos de mulheres de Montes Claros programam para esta quinta-feira (20) uma manifestação contra o presidente da MCTrans, que já foi condenado duas vezes em primeira instância por assédios moral e sexual e é alvo de nove denúncias, até o momento, de funcionários da autarquia municipal. Chamado de “Fora Brizolinha”, o protesto vai acontecer às 7h30, na sede da MCTrans, que funciona no segundo andar da Rodoviária. Enquanto isso, a Prefeitura segue muda em relação ao caso e continua prestigiando o presidente da autarquia de trânsito.

AVALIAÇÃO DA MCTRANS

Aliás, todas as pesquisas de consumo interno realizadas para avaliar a administração de Montes Claros apontam o trânsito como um dos principais problemas da cidade. Além das questões pessoais que envolvem o presidente, tecnicamente o trabalho da MCTrans é muito mal avaliado pela população de modo geral. Faltam agentes para disciplinar o trânsito nos horários de pico, sobram multas, as intervenções para eventos geralmente são muito confusas. A culpa não pode ser atribuída aos funcionários da empresa, mas à sua direção. A MCTrans dispõe de profissionais muito competentes, mas que estão subaproveitados. Parece que o comando da Prefeitura, porém, gosta muito do trabalho do presidente da empresa, já que não se manifesta nem mesmo sobre as condenações que ele sofreu. Enquanto isso, Montes Claros caminha para a terceira década do século 21 com um trânsito que remonta aos anos 1980.

IARA PIMENTEL

Após a nossa nota de ontem solicitando que algum vereador de Montes Claros apresente uma lei que proíba a contratação, pela Prefeitura, de pessoas condenadas por crimes raciais e também por assédios moral e sexual, a vereadora Iara Pimentel (PT) informou à coluna que vai acrescentar essas questões ao PL 41/2024, de sua autoria, que veda a nomeação de condenados pelos crimes praticados na forma da Lei Maria da Penha e contra o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Uma matéria dessa tem que ser aprovada por unanimidade. Fica a nossa torcida para que o presidente Júnior Martins (PP) coloque esse PL em pauta o mais rápido possível em votação. O povo de Montes Claros, principalmente as mulheres, exige respostas rápidas de suas autoridades.

HOMOFOBIA

Em meio a ataques fundamentalistas que fazem o Brasil regredir a uma situação de Idade Média, o prefeito de Albinópolis, no Sul de Minas, desistiu de ser candidato à reeleição em função dos ataques homofóbicos que vem sofrendo desde que assumiu o mandato há quase quatro anos. Rafael Freire, do PSB, líder de todas as pesquisas, fez um ato nessa terça-feira (18) para comunicar sua decisão e marcar posição contra a homofobia. É uma vergonha que essa prática ainda ocorra e, pior, incentivada por políticos de extrema-direita e líderes religiosos. O evento contou com milhares de presentes e prefeitos de cidades vizinhas.

CINTECS

Desde o final da tarde de ontem, com sequência durante todo o dia de hoje, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas (CODANORTE) e o SEBRAE Minas promovem a 2ª edição do CINTECS – II Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública. O evento reúne a nata da administração pública nacional nas palestras e painéis e é, repito, o melhor do gênero já realizado na história da região. Nunca se investiu tanto numa programação tão diversificada e com debatedores tão experientes e qualificados aqui no Norte de Minas em qualquer situação semelhante. Também está de parabéns cuidando da assessoria de comunicação do CINTECS a jornalista Nátila Gomes, humilde, solícita e simpática.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 13h46 de 19 de junho de 2024