NOVO SENADOR
A partir do dia 2 de julho, o senador Carlos Viana (PODEMOS) se licenciará do cargo para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte. Legalmente, ele não precisa fazer isso. Assume sua vaga durante o afastamento o suplente Castellar Neto, também do PODEMOS. Advogado, ex-presidente da Federação Mineira de Futebol e ex-secretário municipal de Governo da Prefeitura de BH, Castellar Neto é ligado ao secretário de estado da Casa Civil, Marcelo Aro, que é do PP, mas é quem, de fato, decide pelo PODEMOS em Minas Gerais. Aro, inclusive, articula nos bastidores uma composição entre o governador Romeu Zema e o senador Carlos Viana na disputa pelo comando da capital. Zema esteve recentemente no ato de filiação de Viana, que foi seu adversário nas últimas eleições estaduais, ao PODEMOS.
REVIRAVOLTA
Fonte da coluna informa que o SOLIDARIEDADE saiu da embarcação da pré-candidatura de Délio Pinheiro (PDT) à Prefeitura de Montes Claros e decidiu apoiar Guilherme Guimarães (UNIÃO BRASIL). Com isso, Délio, neste momento, tem apenas o próprio PDT confirmado em seu projeto e precisará ampliar o leque caso queira contar com um bom tempo de TV na campanha. A decisão, informa a fonte, teria sido do presidente municipal da legenda, Jefferson Joe, e aceita sem sobressaltos pelo deputado federal Zé Silva, presidente estadual do SOLIDARIEDADE.
TODO MUNDO NA BASE
Embora o PT tenha pré-candidato a prefeito de Montes Claros, outros partidos que também têm podem ser considerados da base do governo federal. O UNIÃO BRASIL, de Guilherme Guimarães, por exemplo, ocupa três ministérios no Governo Lula. O PSB de Ruy Muniz, além de ter o vice-presidente Geraldo Alckmin, dirige dois ministérios. O PDT de Délio Pinheiro tem a direção de um ministério. Isso sem contar partidos que poderão indicar vices como o PP e o PSD.
ENCONTRO DO PDT
E por falar em ministro do PDT, Carlos Lupi, da Previdência Social, que também é presidente nacional do partido, estará em Montes Claros no dia 29 de junho, participando do encontro regional da legenda. A principal pauta da agenda será a pré-candidatura de Délio Pinheiro à Prefeitura. Délio, aliás, enviou release informando que esteve com Lupi em audiência, ocasião em que solicitou a expansão da agência do INSS em Montes Claros, além do aumento do número de peritos médicos do órgão.
ELOGIO
Ontem estive na sala de vacinação que a Prefeitura mantém no Montes Claros Shopping Center e quero registrar o bom atendimento das funcionárias que estavam presentes no local. Tomei a vacina da gripe, como todos os anos, e fui informado que os grupos prioritários também já estão podendo se proteger com a nova vacina contra a Covid. Muito boa a iniciativa de se manter salas de vacinação em locais de grande concentração popular, facilitando o acesso das pessoas a um serviço tão importante. Vacinar é a mais eficiente forma de se prevenir doenças, portanto, quanto mais salas de vacinação melhor.
VEREADORES
Uma dica aos pré-candidatos a vereador. Calcule uma quantidade de votos que daria para se eleger com folga. Depois, perca tempo com as lideranças que o apoiam e anote, um a um, o nome de cada possível voto. Só considere nessa conta os votos que teoricamente são certos. Analise eleitor a eleitor, suas relações, para ver se cada um realmente está fechado com você. Se a soma dos prováveis eleitores representar 200% dos votos que você precisa, sua campanha está no caminho certo. É muito difícil, mesmo para cidades do porte de Montes Claros, que alguém vote, para vereador, em um candidato que não conhece bem pessoalmente.
Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 13h50 de 13 de junho de 2024
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)