FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

OTÁVIO DESINCOMPATIBILIZADO

Otávio Rocha (PP), ex-procurador-geral do Município, foi o único dos secretários da Prefeitura de Montes Claros que se desincompatibilizou do seu cargo para ficar apto a disputar as eleições, pelo menos até o horário de fechamento da coluna. O prazo legal para secretários que pretendem disputar as eleições como candidato a prefeito ou a vice vence neste dia 6. Otávio Rocha é o nome mais especulado para ser o companheiro de chapa de Guilherme Guimarães (UNIÃO), que é o pré-candidato a prefeito apoiado pelo atual chefe do executivo, Humberto Souto (CIDADANIA).

VINÍCIUS NÃO SAIU

Havia expectativa sobre uma desincompatibilização também de Vinícius Versiani (PSD), secretário municipal de Infraestrutura, que poderia ser uma das opções para vice de Guilherme, sob as bençãos do deputado estadual Gil Pereira, também do PSD. Porém, até o fechamento da coluna, não tinha sido publicada nenhuma edição extra do Diário Oficial do Município.

JÚNIOR CORDEIRO

Quem também se desincompatibilizou do cargo que ocupava na Prefeitura de Montes Claros, de assessor especial lotado na Procuradoria do Município, foi o pré-candidato a prefeito de Coração de Jesus, Júnior Cordeiro (MDB). Ele é filho do ex-prefeito Toninho Cordeiro e tentará pela terceira vez consecutiva o executivo corjesuense. Júnior deverá ter como adversários a assessora do deputado estadual Arlen Santiago (AVANTE), Larissa Lafetá, também do AVANTE, e o atual vice-prefeito Samuel Barreto (PODEMOS), candidato do prefeito Robinho, também do PODEMOS. Em Coração de Jesus, Júnior Cordeiro apoia e é apoiado pelo deputado federal Paulo Guedes (PT), que é pré-candidato a prefeito de Montes Claros.

MCTRANS

No último dia 3 de junho, a juíza Rosa Dias Godrim, da 1ª Vara do Trabalho de Montes Claros, condenou a MCTrans a pagar indenização no valor de 20 mil reais a servidora do órgão que teria sofrido assédios moral e sexual. Denúncias dessa natureza motivaram o afastamento do presidente da MCTrans do cargo durante a atual administração, mas ele foi novamente nomeado para a função em 10 de março de 2022 pelo prefeito Humberto Souto, após a realização de procedimento administrativo. Durante o período em que o presidente, que não é efetivo e não tinha histórico profissional no setor até ser nomeado para o cargo, ficou afastado, ocupou a presidência da MCTrans uma servidora efetiva, mulher, engenheira de trânsito e professora universitária. Solicitei da Assessoria de Comunicação da Prefeitura uma nota sobre a decisão da Justiça do Trabalho, à qual ainda cabe recurso por ser de primeira instância, mas, até o fechamento da coluna ainda não tinha recebido retorno.

MCTRANS II

Essa não foi a primeira condenação por assédio moral contra a atual presidência da MCTrans. De seis servidores que acionaram a Justiça do Trabalho pelo mesmo motivo, dois já receberam posicionamento favorável, porém o processo ainda tramita porque se recorreu. A coluna recebeu, sob condição de preservação do sigilo da fonte, informações de servidores da autarquia de que o clima na MCTrans, desde o retorno do atual presidente às funções, estaria insustentável. O espaço da coluna está aberto para um posicionamento tanto do presidente como da Prefeitura sobre o assunto.

ENCONTRO REGIONAL DO PT

O presidente em PT em Minas Gerais, deputado estadual Cristiano Silveira, estará em Montes Claros neste final de semana. Na sexta-feira, ele participa do lançamento da pré-candidatura a vereador de Eduardo Preto, que saiu do PT e se filiou ao PODEMOS. No sábado, ele estará ao lado dos deputados estaduais Leninha e Ricardo Campos e do deputado federal e pré-candidato a prefeito Paulo Guedes, além da tesoureira nacional Gleide Andrade, em encontro regional do partido, que será realizado em hotel de Montes Claros, tendo como público-alvo filiados e pré-candidatos do partido no Norte de Minas. Serão anunciadas no encontro diretrizes de participação do presidente Lula e dos ministros ligados ao PT nas campanhas eleitorais apoiadas pelo partido.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 14h10 de 5 de junho de 2024

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: