FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

HUMBERTO 90 ANOS

O mais longevo, não apenas de idade, mas pela quantidade de mandatos, político da história de Montes Claros completou 90 anos ontem. Humberto Souto, que cumpre o seu segundo mandato à frente da Prefeitura, foi vereador (um mandato), deputado estadual (um mandato), deputado federal (oito mandatos) e ministro do Tribunal de Contas da União, do qual foi presidente por um mandato. Em sua carreira política, foi filiado à ARENA, PDS, PFL e PPS, partido que mudou o nome para CIDADANIA.

HUMBERTO 90 ANOS II

Humberto Souto foi um deputado federal de alto clero, como são chamados os parlamentares mais importantes do Legislativo, condição rara para um político com base eleitoral no interior. Chegou a ser líder de governo e primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, tendo tido assento em praticamente todas as comissões importantes da casa. Até hoje detém o recorde de candidato a deputado federal mais votado em Montes Claros, com cerca de 41 mil votos nas eleições de 2014, e, em 2020, quando nem sequer votou nele mesmo, atingiu o de prefeito mais votado da história do município, com mais de 177 mil votos.

HUMBERTO 90 ANOS III

Humberto vem ostentando uma popularidade na casa de bom e ótimo em torno de 80 a 90% nas pesquisas de avaliação desde a metade do seu primeiro mandato. Nunca saiu disso em nenhum dos levantamentos que vi. Pode se tornar, em 2024, o primeiro prefeito da história do município a ser eleito, reeleito e que fez o sucessor, algo ainda inédito. Depois de algum período polarizando com políticos do MDB, principalmente o ex-prefeito Luiz Tadeu Leite, vive o auge de sua carreira e está pelo menos um degrau acima, em termo de densidade eleitoral e aceitação popular, à frente dos demais políticos da região.

HUMBERTO 90 ANOS IV

Não me assustaria se Humberto tentar, em 2026, quando tiver 92 anos, voltar à Câmara dos Deputados. Não dá para dizer que seria eleito, mas esse recorde de 2014 seria facilmente batido. Ouso a dizer que seria uma votação apoteótica, poucas vezes vista em município do porte de Montes Claros. Não é loucura afirmar que Humberto poderia sair daqui com mais de 80 mil votos. Pela idade de Humberto, é uma possibilidade que ninguém trabalha com ela, mas, ele vem desafiando o etarismo desde 2016, quando se elegeu prefeito pela primeira vez, pelo menos.

DORINHA ELEGÍVEL

Ao contrário de informações espalhadas por seus adversários no município de Claro dos Poções no último final de semana, a ex-prefeita e pré-candidata a prefeita do município, Dorinha (MDB), encaminhou à coluna as certidões negativas eleitorais que dão conta de que ela está apta a concorrer no próximo pleito. Dorinha disse que vai tomar as providências jurídicas necessárias contra os políticos que estão espalhando tais notícias. O TSE, segundo a atual presidente ministra montes-clarense Carmem Lúcia, pretende ser intolerante com fake news nas eleições 2024, tendo em vista os grandes prejuízos à democracia que elas vêm causando nas últimas disputas.

CÂMERA NA FARDA

O uso de câmeras nas fardas é fundamental para reduzir a letalidade policial, bem como para proteger os próprios agentes de segurança. A população tem o direito de saber em que contexto ocorrem as abordagens policiais. Em São Paulo, onde o governador Tarcísio de Freitas age contra o uso das câmaras corporais, elas foram implantadas em 2020, dois anos antes dele assumir. Desde então, as mortes cometidas por policiais em serviço caíram 61%. Quem defende transparência, não pode ser contra a medida. Quando um policial, por exemplo, estiver numa clara situação de reação à uma ação criminosa, a câmera servirá para embasar a sua defesa e garantir os seus direitos. Por outro lado, a quem interessa a abordagem sem o uso da câmera? Será que é realmente à boa ação policial?

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 12h35 de 3 de junho de 2024

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: