FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

ANÁLISE DA PESQUISA

O jornal Hoje em Dia publicou na segunda-feira à tarde, após o fechamento da coluna de ontem, a primeira pesquisa eleitoral registrada sobre o pleito de 2024 em Montes Claros. A pesquisa foi realizada pelo instituto SigDados e o Hoje em Dia é de propriedade do ex-prefeito Ruy Muniz (PSB), um dos pré-candidatos e, portanto, diretamente interessado no processo. Guilherme Guimarães (UNIÃO) lidera com 30,6%, seguido por Délio Pinheiro (16,6%), Ruy Muniz (16,4%), Paulo Guedes (7,3%), Maurício Sérgio (1,2%) e Fábio Máquinas (0,5%). Brancos e nulos somaram 17,3%, enquanto 10,1% se declararam indecisos.

ANÁLISE DA PESQUISA II

Embora pesquisa seja retrato do momento, os números apresentam uma situação confortável para o candidato da atual administração municipal, Guilherme Guimarães. Segundo o levantamento, ele não só está em primeiro lugar na intenção de votos, como é o último na rejeição (6,2%). O jornal não divulgou um dado fundamental para a interpretação dos dados: a avaliação do prefeito Humberto Souto, apoiador de Guilherme. Considerando que Guilherme ainda não é muito conhecido de boa parte da população e se Humberto continua com a avaliação alta que vinha registrando em outros levantamentos, a combinação de quatro fatores (intenção de voto, rejeição, conhecimento do candidato e avaliação do governo do qual faz parte) converge, tecnicamente, para um viés de crescimento.

ANÁLISE DA PESQUISA III

Em votos válidos, Guilherme aparece com 44%. Ou seja, a 6% de vencer as eleições em primeiro turno se o pleito fosse realizado no período de execução da pesquisa (9 a 14 de maio). Seria interessante ver os próximos levantamentos registrados antecipando o que o eleitor inevitavelmente verá durante a campanha e colocando os pré-candidatos na listagem com os apostos que eles terão, por exemplo, “Guilherme Guimarães apoiado pelo prefeito Humberto Souto”, “Paulo Guedes apoiado por Lula”, “Maurício Sérgio apoiado por Bolsonaro (isso se Bolsonaro não apoiar Guilherme, logicamente)” e por aí vai, para ver qual será a movimentação do eleitor diante dessas informações. Só assim para se fazer uma projeção mais concreta da evolução dos números.

ANÁLISE DA PESQUISA IV

Em objetivos, partindo da presunção de inocência de que os dados da pesquisa sejam fidedignos, claro, o levantamento da SigDados separa os pré-candidatos em dois pelotões. Em um, sozinho, Guilherme Guimarães tentando vencer já no primeiro turno. Em outro, todos os demais trabalhando para que ocorra o segundo turno. Essa é a fotografia do momento. Pode ser que mude, mas precisamos analisar em cima dos dados que temos disponíveis. A tendência agora é de que todas as pré-candidaturas se movam fazendo pesquisas para confirmar ou mesmo para rebater os dados apresentados. Uma dica: o pior tipo de bobo é o que engana a si mesmo. Quem for fazer, que o faça com amostra compatível à realidade populacional que o IBGE aponta para Montes Claros.

ANÁLISE DA PESQUISA V

Em relação à média das pesquisas de opinião, o número de brancos e nulos apontados foi alto e o de indecisos baixo. Com um número de indecisos baixo, uma pergunta se faz necessária para os próximos levantamentos a serem contratados: “o seu voto já está definido ou ainda pode mudar?”. Tem uma outra pergunta mágica que ajuda a clarear bem e que, muitas vezes, acaba sendo mais assertiva que a própria estimulada de intenção de voto: “independente do seu voto, quem você acha que vai ganhar as eleições?”. Essa pergunta traz o sentimento da rua, o que o eleitor está vendo e observando sobre o processo, além de apontar uma tendência, vez que, infelizmente, muitos brasileiros encaram eleições como loteria, como aposta esportiva e não votam para perder.

DADOS                

A pesquisa do instituto SigDados/Jornal Hoje em Dia está registrada no TSE sob o número MG-01614/2024. A margem de erro é 3,17 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A amostra foi de 950 eleitores maiores de 16 anos.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 12h05 de 28 de maio de 2024