FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

ESCONDE-ESCONDE

Há um movimento de alguns vereadores de mandato de Montes Claros para tentar “esconder” as suas filiações, com o objetivo de não espantar a chegada de pré-candidatos para as eleições 2024. Os novos temem não ter chances de eleição nos partidos onde estão os atuais vereadores, que, por sua vez, não revelam se vão mudar de partido na janela que termina no dia 6 de abril. As confirmações evitarão novas filiações ou provocarão desfiliações. Por isso, quanto mais o assunto puder ser adiado, melhor. Enquanto isso, todos precisam saber ler as entrelinhas. 

OTÁVIO ROCHA

O mistério sobre o procurador-geral do Município, Otávio Rocha, estar ou não em campanha aberta para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Guilherme Guimarães termina no próximo dia 6 de junho, prazo final para ocupantes de secretarias municipais que serão candidatos a prefeito ou vice se desincompatibilizarem dos seus cargos.

SECRETÁRIOS CANDIDATOS

Tirando Otávio Rocha, especulado para vice-prefeito, nenhum outro secretário atual da Prefeitura de Montes Claros deverá se desincompatibilizar, mesmo que para concorrer à Câmara Municipal. Diferente do executivo, o prazo para o legislativo é de seis meses antes das eleições, ou seja, dia 6 de abril. Para os demais servidores municipais em cargos comissionados que não os de primeiro escalão, o prazo para deixar a Prefeitura é 6 de julho, três meses antes do pleito. Ficaremos de olho no Diário Oficial.

GRUPO FECHADO

Aliás, o número ínfimo de secretários candidatos mostra que o grupo do prefeito Humberto Souto, embora atualmente apoiado por pelo menos dois deputados estaduais e um federal, é um grupo de pouca composição política. Os secretários e assessores, em sua ampla maioria, são de escolha pessoal do prefeito. E mesmo assim Humberto tem, sem a menor dificuldade, 21 ou 22 dos 23 vereadores atuais em sua base de governo.

FESTA DO PT

Nesta quarta-feira, o PT realiza em Brasília a festa nacional em comemoração aos 44 anos de fundação do partido. Os convites por adesão estão sendo muito disputados, sobretudo pelos candidatos do partido às próximas eleições. Mais do que os comes e bebes, o interesse está nas fotos e vídeos com ministros, deputados e senadores de destaque nacional e até mesmo com o presidente Lula, caso ele esteja presente.

REUNIÃO DO PT ESTADUAL

Falando em PT, no próximo dia 6 o Diretório Estadual do partido promove reunião em Montes Claros em lugar ainda a ser definido. Cerca de 300 pessoas, entre filiados e pré-candidatos, são esperadas. Além delas, toda a direção estadual da sigla, que vai transmitir orientações sobre marketing, contabilidade, novas tecnologias e advocacia eleitoral. Os trabalhos serão presididos por Cristiano Silveira, presidente do PT em Minas Gerais.

IBIAÍ

A defensora pública Maurina Mota será a candidata de oposição à Prefeitura de Ibiaí pelo MDB. Com grande atuação na justiça norte-mineira, Maurina tem longo histórico político no município, onde seu pai, Tico Mota, e sua irmã, Marinilza, foram prefeitos. Será uma disputa feminina, já que sua adversária tende a ser a atual prefeita, Sandra Fonseca (AVANTE).

DICA

Engajamento em rede social ajuda muito, mas a maior métrica que um pré-candidato precisa ter em mente é a do voto. O envolvimento orgânico (curtidas, compartilhamentos, comentários) tem muito mais valor que visualizações em feed ou story. Além disso, o candidato tem que dar muita atenção ao eleitor que interage com ele em suas redes. Relação sólida de pertencimento é o caminho mais fácil para o voto.