FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

POSTS APAGADOS

Entidade do Norte de Minas cujo gestor é pré-candidato a prefeito em um município da região teve que apagar três postagens por ordem da Justiça Eleitoral. A entidade em questão recebe recursos públicos para custear boa parte dos seus serviços. O pré-candidato, inclusive, tirou seu sobrenome do seu perfil pessoal nas redes sociais e passou a utilizar o da instituição, que é, naturalmente, mais conhecida do que ele. Contudo, a referência à instituição agora está apenas em seu “arroba”; saiu das artes de pré-campanha, que passaram a vir somente com seu primeiro nome de batismo.

HUMBERTO COM TADEUZINHO

O prefeito Humberto Souto (CIDADANIA), que tem dosado as suas saídas de casa desde a pandemia, visitou, em Belo Horizonte, o presidente da Assembleia Legislativa, Tadeuzinho (MDB). Ele estava acompanhado da esposa Terezinha, do vice-prefeito Guilherme Guimarães (UNIÃO) e do procurador-geral do Município, Otávio Rocha (PP), além dos deputados estaduais Arlen Santiago (AVANTE) e Gil Pereira (PSD). Tadeuzinho, Arlen e Gil apoiaram Humberto em 2020 e seguem na base do governo. Pelo menos Arlen e Gil (se o PSD não der um cavalo de pau em nível nacional, como já explicamos aqui) estarão com Guilherme em 24. Tadeuzinho, por causa do seu projeto de reeleição à presidência da Assembleia, deve ficar neutro, mas faz questão de manter um relacionamento muito próximo com a atual administração municipal.

PESQUISA DE RUY

Mesmo que indiretamente, o ex-prefeito e pré-candidato Ruy Muniz (PSB) teve parte na contratação da pesquisa que o instituto SigDados, de Belo Horizonte, registrou no TRE. Explico: Ruy é dono do jornal “Hoje em Dia”, de circulação estadual, e esse veículo contratou o SigDados para realizar pesquisas em diversas cidades mineiras. Os levantamentos estão sendo divulgados nas edições do jornal. Em breve, o estudo sobre o pleito de Montes Claros deverá ser publicado. O mundo político aguarda com expectativa. Será a primeira pesquisa pública da atual corrida eleitoral, embora as de consumo interno já tenham acontecido às dezenas. A coluna recebeu reclamações de que a distribuição amostral da pesquisa registrada não corresponderia à realidade de Montes Claros. Vamos aguardar.

SANDRO CONTINUA

E parece que cutucaram o produtor rural Sandro Fusca com vara curta… O sobrinho do ex-ministro da Fazenda, Paulo Guedes, postou mais um vídeo, desta vez demonstrando seu histórico com Jair Bolsonaro e perguntando “onde vocês estavam?” sem mencionar nomes, mas deixando muito claro nas entrelinhas para quem a pergunta foi dirigida. No mesmo material, Sandro mostrou sua carteirinha da Sociedade Rural de Montes Claros e defendeu novamente o apoio do PL, onde está filiado, à candidatura do vice-prefeito Guilherme Guimarães (UNIÃO).

PIMENTA DESMENTE

Em áudio enviado a grupo de WhatsApp da militância do PDT, o ex-deputado Carlos Pimenta disse que não está, conforme fonte da coluna me assegurou que está, se reaproximando do prefeito Humberto Souto (CIDADANIA) e que sua esposa Cláudia Borém (PSDB) não será candidata a nada nas eleições deste ano. Afirmou que está firme com a pré-candidatura de Délio Pinheiro, seu colega de partido, e, no mesmo áudio, pediu empenho dos pré-candidatos a vereador da sigla para marcar reuniões, destacando que apenas dois ou três o fizeram até agora.

CENÁRIO ATUAL

O fato é que as chances do cenário atual com as seis pré-candidaturas já colocadas dificilmente será mantido até as convenções. Por razões diversas – articulações locais, arranjos estaduais, composições nacionais ou mesmo falta de votos -, vai ter gente ficando pelo meio do caminho. Partido que hoje garante que terá candidato na cabeça, indicará, no máximo, candidato a vice. E não digo isso por ter bola de cristal ou informação privilegiada, digo porque é do jogo. Muitos lançamentos são apenas balão de ensaio para se tentar uma posição em um chapa melhor posicionada. Assim foi, assim é e continuará sendo.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 16h43 de 22 de maio de 2024