ALIANÇA CONSERVADORA
Três próceres da extrema-direita, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho (REPUBLICANOS), resolveram fazer uma aliança informal em Minas Gerais. Segundo os bastidores da política, os três decidiram que apoiarão o mesmo candidato em todas as cidades do estado em que eles participarem das eleições municipais. Onde, por exemplo, Nikolas já se manifestou em favor de um candidato e Cleitinho de outro, o acordo será feito para que as duas candidaturas virem uma só.
ALIANÇA CONSERVADORA
Em Montes Claros, Nikolas é aguardado no próximo dia 20 para evento de lançamento da pré-candidatura do PL, enquanto membros da administração de Humberto Souto (CIDADANIA) participaram da recepção ao irmão de Cleitinho, o deputado estadual Eduardo Azevedo (PL), na cidade recentemente. Assessores do Palácio da Cula Mangabeira também trabalham para que Jair Bolsonaro retribua ao prefeito, através do apoio a Guilherme Guimarães (UNIÃO), a força que Humberto Souto deu a Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais, sobretudo no segundo turno, quando conseguiu reverter a vitória de Lula no primeiro turno em Montes Claros. Será que a quinta maior cidade do estado vai escapar do acordo entre Nikolas, Cleitinho e Bolsonaro?
ALIANÇA PROGRESSISTA
Já em Juiz de Fora, o PSB desistiu de lançar o deputado estadual Noraldino Júnior como candidato a prefeito e vai apoiar a reeleição da prefeita Margarida Salomão (PT), possivelmente indicando o vice. O que isso tem a ver com Montes Claros? Tudo. Na capital da Zona da Mata, que assim como cá tem eleitorado para segundo turno, o acordo foi selado entre os diretórios nacionais dos partidos, que são as legendas que abrigam o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin. Depois que a deputada estadual Leninha (PT) anunciou em coletiva que a pré-candidatura do deputado federal Paulo Guedes (PT) conversa com o PSB, a expectativa para um entendimento das duas direções nacionais ficou em aberto. Será que Alckmin vai determinar um apoio do PSB ao PT também em Montes Claros?
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Projeto de autoria dos deputados estaduais Lohanna (PV) e Cássio Soares (PSD) foi aprovado, em definitivo, nessa terça-feira (14) na Assembleia Legislativa, ampliando a assistência estudantil que deve ser oferecida pelo Governo de Minas aos acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Com a nova lei, ficam estabelecidas a estruturação e a manutenção de moradia estudantil, transporte, restaurante universitário e creche direcionada a mães estudantes, demandas históricas do movimento estudantil. O projeto aprovado também autoriza as universidades a criarem a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. A Unimontes, atualmente, conta com restaurante universitário e alunos recebem a bolsa-auxílio paga pelo Governo de Minas. Fica a expectativa para quando o governador Romeu Zema sancionará, ou vetará, a nova lei.
TROCA DE VICES
Diversos prefeitos eleitos em 2020 buscarão a reeleição em 2024 com vices diferentes. A troca, aliás, é muito comum na política. Vice é um cargo de composição que precisa somar com voto, tempo de TV, fundo eleitoral ou, pelo menos, não atrapalhar a chapa majoritária. Em alguns casos aqui na região, tem vice que não tem voto, nem tempo de rádio, muito menos fundo eleitoral e atrapalha, mas se acha a última bolacha de pacote. Não repetir a chapa com o prefeito é uma ótima oportunidade para o vice mostrar o seu potencial eleitoral, seja concorrendo pela cabeça de chapa ou tentando vaga de vereador. Alguns, sem espaço com o atual prefeito e que tentam esse movimento alternativo, terão uma profunda decepção quando outubro chegar. A garupa é muito mais fácil de montar que a sela.
IBIAÍ
Em contato com a coluna, pessoas próximas do médico Pedro Ernesto (PT) disseram que não há a menor possibilidade dele vir a compor como vice na chapa do ex-prefeito Lara (UNIÃO), que será novamente candidato, com o apoio da atual prefeita Sandra de Nilsinho (AVANTE), que desistiu da reeleição. Retificação feita, agora é esperar as convenções para ver como ficarão as movimentações.
Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 15h01 de 15 de Maio de 2024
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)