FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

USO IRREGULAR DE CARRO OFICIAL

Alerta a todos os prefeitos, vice-prefeitos, secretários e afins. O Ministério Público determinou que o prefeito de Medina, Evaldo Lúcio (REPUBLICANOS), no Vale do Jequitinhonha, não utilize mais um Jeep Compass para fins pessoais. Segundo o MP, o veículo foi adquirido com verbas vinculadas à manutenção e desenvolvimento do ensino na cidade e só pode ser usado em ações ligadas à Secretaria Municipal de Educação. Se a moda pega no Norte de Minas…

PAC SELEÇÕES

O governo federal anunciou, nessa quarta-feira (8), um investimento de R$ 1,9 bilhão em recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções 2024 em Minas Gerais. São 604 equipamentos que serão viabilizados para 80 municípios do estado, com foco, desta vez, na prevenção de efeitos de tragédias climáticas. Não foi divulgado, ainda, o detalhamento dessa nova etapa. Na fase anterior, chamada de Seleções 2023, Montes Claros, de acordo com o site do programa, foi contemplada com duas unidades básicas de saúde e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Também foram viabilizados para o município, com recursos de 2023 do novo PAC, um ônibus escolar e uma unidade odontológica móvel.

VOLTA DE SHOWMÍCIOS

Parte do público saudosista das antigas campanhas políticas está empolgada com a volta de shows musicais nas eleições deste ano, porém, o formato permitido será bem diferente do anteriormente utilizado. Os candidatos que optarem pela realização de showmício deverão cobrar pelos ingressos e toda a receita será declarada como doação de campanha feita por pessoa física, devendo ser emitido o respectivo recibo eleitoral e o registro no sistema de prestação de contas eleitoral. Todos os eventos devem ser comunicados com antecedência mínima de cinco dias úteis à Justiça Eleitoral.

VOLTA DE SHOWMÍCIOS II

Está vedado ao artista receber qualquer cachê pela apresentação – o show, se ocorrer, será uma ‘doação’ para o candidato. Portanto, é o artista e não o candidato que poderá promover o espetáculo, embora ele esteja, conforme entendimento do TSE, liberado para fazer discurso nestes eventos. Resta saber se, no interior, alguém vai embarcar nessa possibilidade. Na mesma resolução que regulamenta os shows, fica permitida a livre manifestação eleitoral de artistas em eventos privados, após polêmicas com o Lollapalooza em 2022 de apoio a Lula. Na época, o PL acionou o TSE após a cantora Pabllo Vittar erguer uma toalha com o rosto de Lula durante o festival.

PESQUISA VAI DEFINIR

Fonte da coluna indica que, apesar de intensas movimentações, determinado partido político encomendou pesquisa de instituto de Belo Horizonte para avaliar o quadro eleitoral de Montes Claros e definir se a sigla segue com a pré-candidatura anunciada ou se desiste e tenta a emplacar a vice em outra chapa. A decisão teria sido tomada a partir de pressão de membros da sigla que alegam que a tal pré-candidatura não teria decolado e que a melhor opção seria tentar um acordo. No momento oportuno, divulgaremos o nome do partido e dos pré-candidatos envolvidos na questão.

SURPRESA

Também circula nos bastidores a informação de que outro partido, que não é o mesmo da nota acima, estuda a substituição do seu pré-candidato. A sigla continuaria tendo candidatura própria, porém, com outro nome na cabeça. O atual pré-candidato indicaria o vice na composição. Fato é que, conforme a coluna vem assegurando desde o início, é pouco provável que o cenário atual das seis pré-candidaturas postas continue de pé após as convenções. Articulações certamente serão feitas em função dos pleitos estadual e nacional de 2026.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 14h45 de 9 de maio de 2024