FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

SECRETÁRIOS QUE SÓ ATRAPALHAM

Um secretário municipal precisa ter atuação técnica e política. Há, na Prefeitura de Montes Claros, no entanto, secretários que, sem preparo técnico, estão entrando na questão política só para atrapalhar a pré-candidatura do vice-prefeito Guilherme Guimarães (UNIÃO). Em vez de agregar, desagregam, confundindo política municipal com política nacional. Para ter 86% dos votos nas últimas eleições, ou mesmo se fosse para receber 50% + 1, por uma questão matemática e lógica, o prefeito Humberto Souto (CIDADANIA) contou com votos de todos os espectros ideológicos.

SECRETÁRIOS QUE SÓ ATRAPALHAM II

Aí, alguns secretários, achando que estão agradando o chefe, começam a perseguir servidores, afastando aliados locais que têm posições nacionais diferentes. Uma verdadeira burrice, desculpe a força da palavra. A pessoa pega raiva e vai apoiar uma candidatura adversária por causa da ação desastrosa de um assessor sem habilidade e que, muitas vezes, soma politicamente pouco mais que o próprio voto, isso se na solidão da urna a pessoa fizer não fizer uma autocrítica e não votar em si mesma, por tão incompetente.

SECRETÁRIOS QUE SÓ ATRAPALHAM III

A coisa ficou ainda mais evidente depois que surgiu uma pré-candidatura, a de Maurício da Santa Casa (PL), de dentro do próprio grupo do prefeito Humberto Souto. Pode ser que, em algum momento, os apoios que próprios secretários da administração espantaram e jogaram para outros pré-candidatos façam falta. Outro detalhe: se for eleito, Guilherme Guimarães será pressionado a trocar grande parcela do secretariado. Qualquer equipe em qualquer governo se desgasta após oito anos de gestão. E adivinha quem seriam os primeiros a “rodar” nesse caso? Os bobos que causaram dificuldades desnecessárias e que não têm expressão política para estar onde estão.

FAKE NEWS

É lamentável que até senadores da República, membros da Câmara Alta, um lugar que deveria reunir as melhores cabeças do país, estejam envolvidos em fake news sobre a tragédia que abate o Rio Grande do Sul, com o objetivo de “lacrar” nas redes sociais e tirar vantagens políticas, algumas vezes até dificultando o auxílio aos gaúchos que tanto estão precisando. O pior é que esses políticos sabem que o seu público, por frágil intelectualmente, acredita nessas mentiras. Se o Congresso tivesse juízo, aprovaria para ontem a regulação das redes sociais, para que seja possível punir, severamente, esses propagadores de fake news. Perda de mandato é o mínimo.

MDB

Pelas pesquisas de consumo interno, o MDB deverá ampliar consideravelmente o número de prefeitos da sigla no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. O trabalho de estruturação feito pelo presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite, e sua equipe, foi impressionante. Tadeuzinho, que por um lado não deverá entrar nas eleições de Montes Claros, vai se dedicar pessoalmente às candidaturas emedebistas dos diversos municípios das duas regiões. Hoje, ele, se quiser, tem vaga nas chapas majoritárias de qualquer viés político do estado para as eleições de 2026. Mas, primeiro, trabalha para ser reeleito presidente do legislativo mineiro, algo que não teria a menor dificuldade se o pleito fosse hoje.

IBIAÍ

Fonte da coluna em Ibiaí informa que a prefeita Sandra de Nilsinho (AVANTE) teria desistido de concorrer à reeleição. Seu candidato seria o ex-prefeito Lara (UNIÃO) com o médico Pedro Ernesto (PT) de vice. Na outra ponta, a defensora pública Maurina Matos (MDB), irmã da ex-prefeita Mariniliza Mota (PSDB) e filha do ex-prefeito Tico Mota, que ainda não definiu seu vice.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 13h54 de 8 de maio de 2024