FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

EXPOMONTES

No lançamento da Expomontes, nessa segunda-feira na Sociedade Rural, diretores da entidade que marcharam firme ne campanha de Bolsonaro em 2022 fizeram questão de tirar fotos ao lado do vice-prefeito Guilherme Guimarães (UNIÃO). Gesto que seria normal em qualquer ano, mas às vésperas das eleições, esses registros ganham outros contornos. Não houve nenhuma demonstração explícita de apoio, mas… Sandro Fusca, diretor do Núcleo do Cavalo, sobrinho do ex-ministro da Fazenda, Paulo Guedes, e dissidente do PL Montes Claros, segundo fontes da coluna que estiveram no evento, foi quem mais circulou com o pré-candidato de Humberto Souto.

BOLSONARO DESMARCOU

O ex-presidente Jair Bolsonaro desmarcou as agendas que teria em Minas Gerais no mês de maio, por causa da eripsela que pegou em Manaus, onde está internado para se recuperar. Com isso, o encontro entre ele e Maurício da Santa Casa (PL) no próximo dia 10 em Belo Horizonte, onde seria definida a data da visita de Bolsonaro a Montes Claros, também foi adiado. Bolsonaristas que preferem apoiar Guilherme Guimarães para prefeito trabalham nos bastidores para que o ex-presidente não venha à cidade durante o período eleitoral.

GLEIDE CONFIRMADA

A tesoureira nacional do PT, Gleide Andrade, cumprirá agenda em Montes Claros nestas quinta e sexta-feira, 9 e 10 de maio. Entre os compromissos, palestra na Unimontes sobre “A Participação da Mulher na Política” (sexta, 19 horas, no Centro de Ensino Profissional e Tecnológico, localizado no Corredor Cultural), visita ao arcebispo metropolitano e reuniões com diversos pré-candidatos a prefeito pelo PT ou apoiados pelo partido no Norte de Minas. Na sexta, às 14h30, ela concederá entrevista coletiva e um dos assuntos em pauta certamente será a participação do partido de Lula nas eleições municipais de Montes Claros.

OTÁVIO E RUY

A guerra na saúde de Montes Claros a partir do falecimento de criança supostamente por falta de vaga em UTI pediátrica gerou cena sui generis. Representando Humberto Souto (CIDADANIA), o procurador-geral do Município e pretenso candidato a vice-prefeito na chapa oficial, Otávio Rocha (PP), compareceu à inauguração dos novos leitos de UTI e enfermaria pediátricos do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, dirigido pelo arquirrival do prefeito, o ex-alcaide Ruy Muniz (PSB), pré-candidato novamente este ano. Otávio e Ruy fizeram até vídeo bem amistoso, lado a lado, com troca de elogios. Guilherme Guimarães, que há quatro anos tem representado o prefeito em praticamente tudo, nessa não foi.

DIAS PEGOU GERAL

O vereador Daniel Dias (PCdoB), após as notas que dei ontem sobre a guerra na saúde, me mandou mensagem para lembrar que não criticou a apenas a Prefeitura sobre a crise na pediatria. “Eu fiz cobranças a todos. Tanto da Prefeitura, da Santa Casa, mas principalmente do Governo de Minas que ameaça não renovar contratos dos profissionais do HU que a Prefeitura vem pagando”, escreveu o parlamentar. Ajuste feito.

CERIMONIAL E PROTOCOLO

Cerimonais, aqui e alhures, precisam ficar mais atentos em relação às ordens de precedência para autoridades em mesas ou dispositivos de solenidades. Isso não pode ser definido de acordo com preferências pessoais ou políticas, mas seguindo a ordem estabelecida pelo decreto presidencial 70.274 de 9 de março de 1972, que foi sendo aperfeiçoado ao longo dos anos. Sim, existe decreto que regulamenta isso. Em certos eventos, assessorias estão deixando autoridades de fora das mesas e convidando pessoas que ocupam cargos com precedência bem inferior ou que sequer são contemplados nos critérios. Uma dica fácil: só procurar por ordem de precedência no Google que a Wikipédia lhe dará, na maioria dos casos, até o nome completo das autoridades que atualmente estão exercendo as funções. Para tudo na vida, é preciso ser profissional.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 15h04 de 7 de maio de 2024