FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

DEMISSÃO

Repercute no meio político a demissão, pelo presidente da Câmara Municipal, Júnior Martins (PP), de Carlos Frederico Sousa, o Fred, irmão de Maurício da Santa Casa, pré-candidato a prefeito pelo PL. A demissão ocorre dias após a entrevista dada por Maurício à coluna e depois reproduzida em outros espaços de comunicação. Fred ocupava uma coordenadoria de arquivo no legislativo municipal, onde antes, na gestão de Claudim da Prefeitura (CIDADANIA) na presidência, ocupou a segunda maior diretoria da casa.

DEMISSÃO II

Fonte da coluna na Câmara indica que deverá ser nomeado para o lugar alguém ligado a futuro candidato a vereador pelo PL. Acompanhemos as movimentações do Diário Oficial do Município. A demissão de Fred marca um novo ponto do rompimento do grupo do prefeito Humberto Souto (CIDADANIA) com Maurício da Santa Casa, considerando que Júnior Martins é muito ligado ao executivo e inclusive está filiado no partido pelo qual o procurador-geral do Município, Otávio Rocha, pretende ser candidato a vice-prefeito na chapa de Guilherme Guimarães (UNIÃO).

DEMISSÃO III

Em 2022, os irmãos Maurício e Fred apoiaram abertamente a candidatura de Marcelo Freitas (UNIÃO) para deputado federal, trabalhando forte na campanha. Marcelo, como se sabe, é o maior articulador da candidatura de Guilherme junto aos diversos partidos políticos. Se não tiver êxito em sua campanha para prefeito, Maurício voltará a apoiar Marcelo Freitas, estará ao lado de Nikolas Ferreira ou outro candidato do PL ou será ele mesmo candidato a deputado federal? Dúvida que aquece os bastidores da política montes-clarense.

GLEIDE ANDRADE

Nos próximos dias 9 e 10 de maio, a secretária nacional de finanças do PT e suplente de deputada federal, Gleide Andrade, estará cumprindo agenda em Montes Claros. Na pauta, palestra para professores e estudantes da Unimontes, aula inaugural do curso de Fé e Política da Fundação Perseu Abramo, reuniões com os deputados Leninha, Paulo Guedes e Ricardo Guedes, além de conversas reservadas com prefeitos e pré-candidatos a prefeito do PT na região. Gleide, atualmente, é uma das dirigentes do PT mais próximas do presidente Lula e vem ajudar a bater o martelo em várias definições que o partido ainda precisa fazer no Norte de Minas.

FABRÍCIO MINISTRO

Na última terça-feira, véspera do Dia do Trabalhador e após o fechamento da coluna, o presidente Lula nomeou o advogado brasilminense Antônio Fabrício Gonçalves como novo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O cargo é vitalício e Fabrício, que hoje tem 55 anos, poderá exercê-lo até completar 75. Uma curiosidade: o futuro ministro, que ainda precisará ser sabatinado pelo Senado, onde não deverá ter a menor dificuldade para ser aprovado, concluiu a graduação em Direito na PUC Minas, mas a iniciou em Montes Claros, na antiga FADIR, ainda nos anos 1980.

GALERIA DE PRESIDENTES

A Câmara Municipal de Montes Claros inaugurou, nessa terça-feira, galeria com fotos de todos os seus ex-presidentes. Uma boa iniciativa em favor da memória política local. Um fato que não pode deixar de ser comentado, principalmente em 2024. Todos os retratados são homens porque, até hoje, nenhuma mulher, salvo as que presidiram uma outra sessão na ausência do presidente de ofício, nunca exerceu o comando do legislativo municipal. O número atual de vereadoras, quatro (foi cinco quando Julinha da Pastoral ocupou por alguns meses a cadeira de Bispo Stálin), é o maior já registrado em uma legislatura, mas representa apenas 17% do total de vagas. Muito pouco.

BOCAIÚVA

O deputado federal, ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT), intensifica sua agenda em Bocaiúva, sua cidade natal, para reforçar a pré-candidatura de Ricardo Veloso (PT) à Prefeitura. Patrus nunca tinha se envolvido antes em uma eleição municipal de Bocaiúva, mas, com a ida de Ricardo para o PT, resolveu entrar de cabeça na disputa. Ele é o federal que mais teve votos no município nas últimas eleições com 3.082 votos, subindo mais de 1 mil votos em relação a 2018, quando teve 2.022 e ficou em segundo lugar na cidade.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 14h36 de 02 de maio de 2024

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: