FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

CULTURA

A Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros realiza nesta quinta, 2 de maio, o 1º Fórum Municipal para Pontos de Cultura e Espaços Culturais de Montes Claros. Será às 17 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula. Conforme nota da Prefeitura, “o intuito é atrair, identificar, reconhecer e estimular as atividades realizadas pelos coletivos, entidades, associações, espaços e grupos culturais, valorizando a importância dessas organizações e suas manifestações nos territórios da cidade, incluindo as ações de base comunitária”.

BOLSONARO EM MINAS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Minas Gerais entre os dias 10 e 11 de maio. Ele estará nas cidades de Contagem, Divinópolis e Belo Horizonte. Em Contagem, Bolsonaro lançará a pré-candidatura do deputado federal Cabo Junio Amaral (PL) à Prefeitura. Em Divinópolis, o apoio de Bolsonaro será para a reeleição do atual prefeito, Gleidson Azevedo, que é do NOVO e irmão do senador Cleitinho (REPUBLICANOS). Já na capital, o ex-presidente fará movimento em prol do deputado estadual Bruno Engler (PL). Partidários do ex-presidente aguardam o agendamento de sua visita a Montes Claros, que, segundo Maurício da Santa Casa, pré-candidato a prefeito pelo PL, deverá ocorrer em junho ou julho.

COTA FEMININA

Os partidos políticos deverão ter muito cuidado com o cumprimento da cota das candidaturas femininas nas próximas eleições. A lei obriga que no mínimo 30% das vagas de uma chapa de vereadores sejam destinadas às mulheres. Também determina que o fundo eleitoral deve ser repassado de maneira proporcional, de forma que as candidatas mulheres tenham acesso a pelo menos 30% do valor destinado a cada partido. Se a Justiça Eleitoral entender que um partido fraudou a cota de gênero, por exemplo, lançando candidatas mulheres só para cumprir tabela (nesse caso as candidatas sequer fazem campanha, imprimem pouco material apenas para ludibriar a fiscalização e até repassam o fundo eleitoral para os candidatos homens da chapa), todos os votos dados àquele partido serão anulados. Somente no mês de abril, o TRE cassou 22 mandatos de vereadores em Minas Gerais exatamente por esse motivo. Olho vivo.

EX CONTRA A ATUAL

Em Francisco Sá, as eleições poderão ficar polarizadas numa situação sui generis. Atualmente, os nomes mais comentados para a disputa majoritária são os de Alini Bicalho (PT) e Késsia Ribeiro (AVANTE). O curioso é que, enquanto Alini é ex-esposa do prefeito Mário Osvaldo (AVANTE), Késsia é apontada como atual companheira dele. Alini foi secretária municipal de Saúde de Francisco Sá e Késsia compõe o secretariado atualmente, devendo se desincompatilizar no início de junho para disputar o pleito. Nas eleições presidenciais de 2022, Alini e Mário Osvaldo já estavam em lados opostos. Ela apoiou Lula, que teve 73% dos votos válidos no segundo turno na cidade, e ele ficou com Bolsonaro, que obteve 27%. Tanto Alini quanto Késsia estudam a situação jurídica para se candidatarem, em função dos seus ex e atual relacionamentos com o prefeito.

SÃO JOÃO DA PONTE

Os ex-vereadores Aberlard Carlos Pimenta, Marizan Ferreira e Vando de Veredinha se uniram no PDT para a disputa das próximas eleições municipais em São João da Ponte. Hoje, eles são aliados da pré-candidatura de Michel da Codevasf (SOLIDARIEDADE) a prefeito, que tem um acordo encaminhado com Márcio Antônio (PT), candidato do atual prefeito Danilo Veloso (PT). Quem estiver melhor entre Michel e Márcio nas pesquisas próximas às convenções, será candidato a prefeito com o apoio do outro. O PDT avalia se acompanha essa composição ou se lança nome para a disputa majoritária, que contará, ainda, com a candidatura do ex-prefeito Fábio Madeiras (AVANTE), que deverá contar com Simão Paula (MDB) como seu vice.

SÃO JOÃO DA PONTE II

Ainda em São João da Ponte, o professor Ezequiel Dias (MDB) anunciou sua pré-candidatura a vereador. Ezequiel é irmão do vereador por Montes Claros, Daniel Dias (PCdoB), e tem forte ligação com o movimento estudantil e com os sindicatos ligados à educação.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 14h58 de 30 de abril de 2024