FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

CLEUBER CARNEIRO

Causou comoção na classe política regional, o falecimento do ex-deputado Cleuber Carneiro, aos 84 anos, em Belo Horizonte, onde vinha residindo. Cleuber foi prefeito de Januária nos anos 1970 e, eleito deputado estadual, o mais longevo parceiro político de Humberto Souto. Primeiro na Arena, depois no PDS e mais tarde no PFL, eles formaram uma dobradinha, Cleuber estadual e Humberto federal, que durou muito tempo. Após a ida de Humberto Souto para o Tribunal de Contas da União, Cleuber ocupou seu espaço político na Câmara dos Deputados, exercendo dois mandatos em Brasília. Sua família é proprietária da Rádio Voz do São Francisco e da TV Norte, veículos de comunicação de maior audiência na região de Januária.

CLEUBER CARNEIRO II

Cleuber Carneiro também foi o político norte-mineiro sem base eleitoral em Montes Claros que mais cumpriu mandatos como deputado. Esse número, aliás, é cada vez menor. Se antes, ao mesmo tempo, eram eleitos Cleuber Carneiro (Januária), Wanderley Ávila (Pirapora), Geraldo Santana (Salinas), Péricles Ferreira (Salinas), José Braga (Brasília de Minas), Elbe Brandão (Janaúba), Dimas Rodrigues (Janaúba), entre outros, hoje a quantidade é bem reduzida. Nas últimas eleições, caso atípico na história recente, três deputados foram eleitos na região “fora” de Montes Claros: a federal Célia Xakriabá (São João das Missões) e os estaduais Ricardo Campos (São João da Ponte) e Oscar Teixeira (Mato Verde).

TRÂNSITO CAÓTICO

Já vai para mais de uma semana a interdição em torno do Edifício Roma, no cruzamento da Avenida Mestra Fininha com a rua Cassimiro de Abreu, no Jardim São Luiz. A maior parte do trânsito foi desviada para a rua Raul Correia, que, em condições normais, é uma das mais movimentadas e desorganizadas de Montes Claros. Além de ser via de mão dupla, com estacionamento liberado dos dois lados, é uma rua totalmente comercial, com carga e descarga de caminhões acontecendo o tempo todo, carros parados nas esquinas tampando a visão nos cruzamentos, barzinhos que colocam cadeiras nas calçadas e nas ruas, sem qualquer resistência da fiscalização, enfim, o que já era ruim, está horrível. O mínimo que a MCTrans poderia fazer nesse período seria colocar guardas municipais para dar vazão ao trânsito nas proximidades do Edifício Roma e não apenas para multar os infratores.

TRÂNSITO CAÓTICO II

Aliás, independente da interdição em função das obras no Edifício Roma, a Prefeitura precisa rever essa questão das cadeiras de bares colocadas nas ruas, ocupando vagas de estacionamento. Como se não bastasse interromper a calçada, o espaço comercial foi ampliado para a via pública. Em outras cidades onde isso acontece, há espaço suficiente para o trânsito de veículos e pedestres. Não é o caso de Montes Claros, onde a maioria das ruas é muito apertada. Se um deficiente físico, por exemplo, precisar transitar a pé ou de cadeiras de rodas perto desses locais, a única opção que ele tem é literalmente o meio da rua, disputando lugar com os diversos veículos. Algo precisa ser feito, urgentemente.

KAMILLA CARDOSO

Posso estar equivocado, mas ainda não vi nenhuma ação, seja da Prefeitura, da Câmara Municipal ou da sociedade civil organizada de Montes Claros, no sentido de reconhecer e homenagear as recentes façanhas da atleta de basquete Kamilla Cardoso, natural da cidade. Com apenas 22 anos, foi campeã e eleita melhor jogadora das finais da Liga Universitária Feminina dos Estados Unidos, repetindo o feito, por exemplo, de Michael Jackson e Magic Johnson, e selecionada para a WNBA, a versão feminina da NBA, como a terceira melhor caloura, feito inédito para qualquer jogador brasileiro de basquete, independente do gênero. Kamilla, melhor jogadora latino-americana de basquete no momento, deu seus primeiros passos através do professor Rogério Santana, seu primeiro treinador, aqui em Montes Claros. Neste momento, Kamilla é a montes-clarense que está mais em evidência no mundo.

PARTIDOS DE FÁBIO

O ainda menos conhecido de todos os pré-candidatos a prefeito de Montes Claros, Fábio Ferreira, também chamado de Fábio Máquinas, conseguiu reunir três partidos em sua embarcação: MOBILIZA, que é o antigo PMN, PMB e PRTB. Terá candidatos a vereador nos três. O nome mais conhecido na composição é o do Tenente Alan Kardeck, sempre bem votado nas eleições legislativas. Nessa semana, a servidora pública Veranice Brexó, que assessorou durante muitos anos o deputado Gil Pereira, postou mensagem de apoio à candidatura de Fábio.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 11h09 de 17 de Abril de 2024

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: