FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

FILIAÇÃO DE ADAUTO

Conforme certidão de filiação partidária que este jornalista requisitou junto ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 10h43 do dia 11 de abril de 2024, o ex-vice-prefeito de Montes Claros, Adauto Marques Batista, estava, pelo menos até aquele momento, devidamente filiado ao PSDB. A mesma certidão informa que Adauto se desfiliou do PSD no último dia 6 de abril e, na mesma data, entrou no PSDB. É importante a divulgação dessa documentação porque contumazes propagadores de fake news espalharam que este jornalista estaria “chutando” essa informação, quando a divulguei há alguns dias. Qualquer pessoa que solicitar a certidão na modalidade histórico, encontrará a mesma resposta.

FILIAÇÃO DE ADAUTO II

Se Adauto sairá do PSDB e voltará para o PSD, é outra história. Se fizer isso, ele ficará inabilitado para disputar as próximas eleições, já que o prazo para mudança de partido venceu no último dia 6. O fato é que, no momento em que divulguei a informação, e, em nova checagem no momento em que estava escrevendo esta coluna que você lê agora, ele estava no PSDB, onde teria entrado, conforme fonte de FATOS E DETALHES, para ser uma das opções de candidato a vice na chapa de Délio Pinheiro (PDT) na disputa pela Prefeitura de Montes Claros. Como em política, as coisas são muito dinâmicas, é possível que Adauto sequer venha a apoiar Délio, porém, não poderia deixar de transmitir a notícia diferente da verdade, mesmo que eventualmente momentânea, dos fatos.

CASO MARIELLE

A votação sobre a manutenção da prisão do deputado federal Chiquinho Brazão ocorreu nessa quarta-feira (10), quando já tínhamos fechado a coluna de quinta (11). Chiquinho Brazão foi denunciado pelo assassino confesso da vereadora Marielle Franco, Roni Lessa, como um dos mandantes do crime. Os deputados federais Délio Pinheiro (PDT), Paulo Guedes (PT) e Célia Xakriabá (PSOL) votaram a favor da prisão. Já o deputado Marcelo Freitas (UNIÃO BRASIL) votou contra, alegando que o STF, segundo a Constituição, só poderia determinar a prisão do deputado se ele fosse pego cometendo o crime em flagrante. Assim como no posicionamento de Délio sobre o DPVAT, Marcelo, que chegou a fazer pronunciamento na Câmara explicando os motivos do seu voto, também sofreu muitas críticas nas redes sociais, principalmente de perfis ligados à esquerda.

PUXA-SACO

Toda pessoa, em qualquer situação, prefere aqueles que alimentam seu ego e falam somente o que se quer ouvir. Porém, na política, conviver com o chamado “puxa-saco” é muito perigoso. O político precisa ter assessoria profissional, experiente, que saiba fazer a correta leitura da fotografia atual do processo e consiga, mesmo que minimamente, projetar com alguma assertividade os cenários futuros. Outra: político que só ouve o que quer ouvir tem uma tendência muito grande ao fracasso eleitoral. Mais: excesso de vaidade é muito perigoso. Em política, ninguém “é”, todos apenas “estão” e os cenários mudam muito rapidamente.

QUALITATIVAS

Se um político está num dilema sobre qual posicionamento tomar diante da polarização, que não é brasileira, mas global, duas receitas simples: 1) pesquisa quantitativa para ver quão congestionados estão os campos, e se há espaço, e qual o tamanho desse espaço, para uma terceira via; 2) pesquisa qualitativa para saber como o eleitor te percebe, em qual campo ele te coloca e se o eleitor médio tenderá a se posicionar, no próximo pleito, mais de acordo com questões ideológicas ou mais de acordo com os problemas da cidade. Intenção de voto a seis meses da eleição é um indicativo dos menos importantes. O fundamental é saber qual é o sentimento do eleitorado, que, quando souber quem são os candidatos e tiver as necessárias informações sobre eles, vai ajustar seu voto de acordo com esse sentimento.

GUSTAVO NA ABPA

O diretor-presidente da Somai Alimentos, Gustavo Crosara, foi eleito para como diretor-técnico da Associação Brasileira de Proteína Animal. Gustavo é médico veterinário e vem comandando uma grande transformação administrativa na Somai, que é uma das mais tradicionais empresas de Montes Claros e uma das maiores referências em produção de ovos na América Latina. Atualmente, a Somai é uma das empresas montes-clarenses que mais apoiam projetos sociais no município, estando inserida em diversos segmentos, como meio ambiente, proteção à mulher, educação, saúde e assistência social.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: