FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

POSSE DE DÉLIO

Délio Pinheiro (PDT) tomou posse como deputado federal nessa terça-feira, dia 9. Primeiro suplente, ele vai substituir Mário Heringer (PDT), que sairá de licença por quatro meses. Délio usará o período para reforçar a sua pré-candidatura à Prefeitura de Montes Claros. Em seu primeiro discurso, lembrou a ligação histórica de Darcy Ribeiro com o seu partido. Darcy foi um dos próceres da luta contra a ditadura militar e sempre esteve ao laudo das causas progressistas.

AGITO NAS REDES SOCIAIS

Mal tomou posse, porém, e Délio já começou a ser vítima de ataques nas redes sociais. Perfis, principalmente ligados à direita e à extrema-direita, estão criticando o fato dele ter, em sua primeira votação como deputado, votado a favor da volta do pagamento do seguro DPVAT. O seguro tinha sido extinto durante o governo Bolsonaro, porém, o saldo para pagamento às vítimas de acidentes de trânsito está chegando ao fim, o que motivou o governo Lula a propor o restabelcimento da cobrança. Délio seguiu a orientação de seu partido, o PDT, que faz parte da base de Lula no Congresso. A expectativa é de que, com a medida, que ainda precisa ser aprovada também no Senado, seja possível assegurar a indenização devida aos acidentados. O valor do novo DPVAT ainda não está definido.

CRIANDO CASCA

A partir de agora, ainda mais porque é pré-candidato a prefeito, Délio pode ficar preparado para ser atacado como qualquer outro integrante da classe política. Ele terá, no jargão popular, que “criar casca”, já que ficará cada vez mais exposto num ambiente que sempre foi hostil. Sua assessoria precisará preparar as tradicionais “vacinas” para os questionamentos que certamente vão surgir daqui para a frente. O mesmo vale para outros candidatos novos, como Maurício da Santa Casa e o próprio Guilherme Guimarães, que ainda não passaram por esse enfrentamento.

INFLUÊNCIA NO VOTO

Pesquisa realizada em Belo Horizonte pelo DataTEMPO aponta empate técnico entre Bolsonaro e Lula na questão influência do voto nas eleições para prefeito. Respondendo à pergunta “qual desses políticos influencia mais na sua decisão de voto?”, 26% responderam Bolsonaro e 24% Lula. É possível que tenhamos um cenário parecido em Montes Claros, contudo com o acréscimo de outro ator importante, o prefeito Humberto Souto, que segue resiliente em avaliação positiva acima da média nacional, conforme os últimos levantamentos aos quais tivemos acesso. A se manter o cenário atual, será Bolsonaro com Maurício da Santa Casa, Lula com Paulo Guedes e Humberto Souto com Guilherme. Qual deles terá mais influência junto ao eleitor? Teremos espaço suficiente para vencer as eleições para candidatos que não se enquadrarem em alguma dessas três faixas? Aguardemos.

AUMENTO DE VOTAÇÃO

Ninguém deverá ficar assustado se tivermos candidatos a vereador em Montes Claros recebendo na casa dos 5 ou 6 mil votos nas próximas eleições. Isso porque, como o número de candidatos será muito reduzido em relação ao último pleito, estimo um número em torno de 240 a 280 candidatos apenas, alguns ficarão com mais fatias desse bolo tão concorrido. Os cálculos de quantos eleitos cada partido vai fazer precisa ser feito considerando o aumento do número de eleitores, poderemos atingir 250 mil votos válidos para vereador, e a redução do número de candidatos.

NOVIDADES NA UNIMONTES

Setores da Unimontes trabalham duro para readequar a grade dos cursos de graduação da instituição às demandas contemporâneas. Já há uma comissão discutindo a implantação do curso de Cinema e Audiovisual, com expectativa de breve inclusão no vestibular da Universidade e, nos próximos meses, deverá ser implantada outra comissão, desta vez para discutir a implantação do curso de Inteligência Artificial. O reitor Wagner Santiago atua para dar nova dinâmica à Unimontes, que é, sem a menor dúvida, o maior patrimônio público do Norte de Minas. Recentemente, a Universidade, num índice que vai de 1 a 5, foi avaliada com a nota 4 pelo Ministério da Educação, através do Índice Geral de Cursos (IGC).

AVANTE COM ALEX

Na nota que escrevi sobre os partidos da base de apoio da candidatura de reeleição de Alex Cesar à Prefeitura de Pirapora, esqueci de mencionar o AVANTE, do deputado estadual Arlen Santiago, majoritário no município. Ao todo, portanto, já são 15 partidos na base do prefeito.