PROGRESSISTAS COM GUILHERME
O partido PROGRESSISTAS, presidido em Minas pelo deputado federal Pinheirinho, apoiará a candidatura de Guilherme Guimarães à Prefeitura de Montes Claros. O acerto foi feito nessa terça-feira, em Belo Horizonte, em reunião que contou com a presença do deputado, do vice-prefeito, do vereador Claudim da Prefeitura, presidente do CIDADANIA local, e do procurador-geral do Município, Otávio Rocha, que poderá sair do PSD e se filiar ao PROGRESSISTAS.
PROGRESSISTAS COM GUILHERME II
Indo para o PROGRESSISTAS, Otávio, que pretende ser candidato a vice-prefeito, se livraria de uma possível intervenção no PSD, seu atual partido. Isso porque o PSD mineiro é mais alinhado com o governo federal, que terá Paulo Guedes como candidato a prefeito, do que o PROGRESSISTAS, e, diante dos acordos nacionais e estaduais, pode ficar com a candidatura petista. O deputado estadual Gil Pereira, majoritário do PSD na região, terá voz na discussão e defenderá a adesão a Guilherme, mas o martelo será batido pelo senador Rodrigo Pacheco, pré-candidato da centro-esquerda ao Governo de Minas, e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Fica a pergunta: continuando com Guilherme, Gil aceitaria ceder a vice para outro partido?
TAMANHO DA EMBARCAÇÃO
Com a adesão do PROGRESSISTAS, a coligação de Guilherme Guimarães deverá ter ainda os seguintes partidos: UNIÃO BRASIL, Federação PSDB-CIDADANIA, AVANTE, PODEMOS, REPUBLICANOS, PSD, NOVO e PRD. A essa lista pode se somar a Federação REDE-PSOL, nacionalmente ligada ao PT, por isso a dúvida. O MDB de Tadeuzinho, se resolver ficar independente, na prática também estará nessa composição, já que os atuais vereadores e principais suplentes do partido fazem parte do grupo da administração municipal. Com o PSD pode, hipoteticamente, ocorrer cenário descrito na segunda nota desta coluna e o NOVO pode compor com o PL, em caso de confirmação da candidatura de Maurício da Santa Casa, contudo, hoje, o mais provável é o partido de Zema seguir com Guilherme.
FILIAÇÃO DE RICARDO
Por falar em NOVO, o subsecretário de Estado de Agricultura, Ricardo Demichelli, que estava no SOLIDARIEDADE de Zé Silva e era até especulado para ser vice numa chapa com Délio Pinheiro (PDT), se filiou ao partido do governador. O NOVO tem dois subsecretários estaduais de Montes Claros. O outro é André Oliveira, da pasta de Direitos Humanos, uma das lideranças locais da agremiação. André é filho do coronel Ari Teodoro, que já comandou a Polícia Militar na cidade.
O QUE RESOLVE UMA ELEIÇÃO?
Nós, que vivemos o dia a dia da política, costumamos apontar diversos fatores como decisivos para resolver uma eleição executiva, quando, na prática, não são tantos assim. Há um que supera todos os outros: o índice de avaliação do gestor cujo cargo está em disputa. Se um gestor tem avaliação boa e ótima acima de 50%, é muito pouco provável que ele ou seu candidato à sucessão perca as eleições. Da mesma forma que se a maioria da avaliação estiver nos índices ruim e péssimo, é muito difícil que o candidato do governo vença, ao menos que seja uma eleição em primeiro turno, com várias candidaturas dividindo voto. Claro que estou falando de regra e não de exceções.
O QUE RESOLVE UMA ELEIÇÃO? 2
As inteligências das campanhas precisam ser muito estratégicas nesse quesito. Quem é de situação tem que trabalhar para manter ou aumentar a avaliação. Quem é de oposição precisa trabalhar para aumentar a rejeição do mandatário. Vale, no final, a avaliação da gestão registrada na última pesquisa de boca-de-urna, então todos têm tempo para agir. É uma coisa que não só parece básica, como é básica, mas muita gente não consegue fazer esse dever de casa. Ninguém é eleito só porque é bonito ou tem belos olhos azuis. Assim como a maioria das coisas da vida, política é ciência, com espaço inclusive para as ciências exatas. Matemática é uma das disciplinas obrigatórias e não optativas para o cálculo político assertivo.
CONTAGEM REGRESSIVA
Semana que vem, informo a data até a edição de sábado, estrearemos na programação noturna da TV GAZETA o FATOS E DETALHES NA TV. Os pré-candidatos a prefeito de Montes Claros que ainda não foram contactados pela coluna podem fazê-lo pelo Whatsapp (38) 99865-5654. Todos terão o seu espaço para apresentar suas ideias.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)