FATOS E DETALHES NA TV
Nos próximos dias, entraremos em contato com todos os pré-candidatos a prefeito de Montes Claros já anunciados. Nossa pretensão é entrevistar todos, na sequência, por ordem alfabética ou por disponibilidade de agenda, no FATOS E DETALHES NA TV, que tem estreia programada, na TV GAZETA NORTE-MINEIRA, para a próxima semana. Iniciaremos pelos pré-candidatos, um por semana, depois daremos sequência com os deputados e deputadas da Bancada do Norte. O FATOS E DETALHES NA TV será um espaço para a informação política em alto nível, longe do sensacionalismo, com o objetivo de que o eleitor conheça mais a fundo o pensamento dos atores políticos regionais.
MCTRANS RENDEU
Nunca uma coluna recebeu tantos comentários como a de ontem, quando fiz duas notas com sugestões à MCTrans. Destaco alguns. O leitor professor Milton Azevedo, que atualmente reside no Paraná, me disse que em Curitiba o pagamento da Área Azul é feito através de um aplicativo próprio do sistema. O leitor Vítor Oliveira lembrou que em Janaúba, cidade grande, mas bem menor que Montes Claros, o estacionamento rotativo também é gerido digitalmente. A leitora Lígia Larama informou que em Vitória da Conquista, do porte de Montes Claros, a população paga Área Azul por meio de um terminal instalado nas ruas. Já leitor que pediu para não ser identificado comentou que “Área Azul de bilhete é tão atrasado quanto o voto impresso, sem contar a falta de transparência com os recursos arrecadados”. Se tivesse um aplicativo, a informação sobre a arrecadação estaria a um clique do cidadão comum.
TEMPO DE EXPOSIÇÃO DE UMA FAIXA
Um leitor da coluna me mandou mensagem privada com uma pergunta a ser feita à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A dúvida dele é sobre quanto tempo uma faixa pode ficar exposta no município. Ele tem uma escola e foi informado pela Prefeitura de que sua faixa desejando boa sorte a candidatos do vestibular só poderia ficar afixada entre postes por um curto período de dois ou três dias. Segundo o leitor, porém, há uma faixa em agradecimento ao prefeito Humberto Souto pela instalação de semáforo no cruzamento das ruas São Paulo e Santa Lúcia, no bairro Todos Santos, que estaria lá há mais de dois meses. Com a palavra, a SSU.
SÃO JOÃO DA PONTE
O pré-candidato a prefeito de São João da Ponte, engenheiro Michel da Codevasf (SOLIDARIEDADE), fechou um acordo de cavalheiros com o também pré-candidato e atual vice-prefeito Márcio Antônio (PT). Em reunião que contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos (PT), cidadão pontense, ficou estabelecido que, à época das convenções, só um dos dois registrará a candidatura, ou seja, aquele que estiver melhor colocado nas pesquisas. Há poucas semanas, o mesmo acordo foi feito entre os candidatos de oposição Fábio Madeiras e Simão Paula. Informações de São João da Ponte afirmam que o ex-candidato a prefeito Dr. Rodrigo D’Angeles também fechou acordo com Márcio Antônio, que tem o apoio do prefeito Danilo, nessa direção. Aos poucos, o processo vai afunilando.
SOBRA PARTIDO
Em Montes Claros, sobram partidos e faltam candidatos a vereador. Segundo especialistas em montagem de chapas que conversaram com a coluna, o número de partidos que formarão chapas completas na disputa proporcional deverá ser de, no máximo, 10 a 12. Isso representaria um número de candidatos de vereador reduzido a um mínimo de 240 e um máximo de 288, uma redução de quase 50% em relação a 2020. De novo: quem está montando chapa pensando em eleger apenas um vereador pode ter uma grande decepção por causa das novas regras de sobra. Nas eleições para deputado em 2022, a tônica foi os maiores partidos elegendo muitos candidatos, já que as novas regras privilegiam, corretamente, diga-se de passagem, os partidos que têm mais votos e não são formados de aluguel apenas para a disputa de uma eleição específica.
SOBRA PARTIDO II
Se a conta dos especialistas estiver correta, tem candidato a prefeito que será candidato só com uma chapa de vereadores ou com nenhuma, já que só pré-candidatos declarados temos seis até o momento: Délio Pinheiro (PDT), Fábio Ferreira (MOBILIZA), Guilherme Guimarães (UNIÃO BRASIL), Maurício da Santa Casa (PL), Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PSB). Será que todas essas pré-candidaturas chegam com gás até o final? Até amanhã!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)