FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

PSDB COM DÉLIO

Nessa terça-feira, o PDT de Montes Claros divulgou nota sobre reunião do pré-candidato a prefeito pelo partido, Délio Pinheiro, com o presidente do PSDB local, Fernando Daymon. O texto fala que a pauta do encontro foi a formação de chapas de vereadores e o apoio à pré-candidatura de Délio. Lideranças dos dois partidos estiveram presentes.

O QUE DIZ O PSDB

Assim que recebi a informação, fiz contato com o presidente do PSDB para confirmar se o acordo já estava sacramentado. Daymon disse que iniciou conversas com Délio, assim como já iniciou com Maurício da Santa Casa (PL) e vai conversar com Guilherme Guimarães (UNIÃO BRASIL). Segundo o dirigente, a decisão sobre a posição do PSDB em Montes Claros terá a palavra final do deputado federal Aécio Neves e que a única orientação que recebeu foi de não promover composição com o PT, em função do histórico distanciamento de Aécio com o partido de Lula.

FEDERAÇÃO COM O CIDADANIA

PSDB e Cidadania, partido do prefeito Humberto Souto, pelo menos oficialmente, precisam seguir um mesmo caminho, já que compõem uma federação iniciada em 2022 e que só pode ser dissolvida em 2026. Por causa disso, conversei também com o vereador Claudim da Prefeitura, presidente do Cidadania em Montes Claros. Segundo Claudim, o estatuto da federação dá ao Cidadania a prerrogativa de definir qual candidato a prefeito a composição irá apoiar e já está definido que o apoio será para Guilherme Guimarães. Isso porque, ainda de acordo com o vereador, o Cidadania teve mais votos que o PSDB em Montes Claros na somatória das eleições de 2022 e 2020. Só em 2020, Humberto Souto recebeu mais de 177 mil votos e o Cidadania elegeu quatro vereadores: além de Claudim, foram para a Câmara o atual presidente Júnior Martins, Aldair Fagundes e Valdecy Contador. Assunto que ainda deve render.

VEREADORES SE MOVIMENTAM

Falando em Cidadania, é provável que apenas dois dos quatro vereadores da legenda permaneçam no partido. Hoje, os nomes mais cotados são o do próprio Claudim e do líder do prefeito na Câmara, Aldair Fagundes. Júnior Martins e Valdecy Contador buscarão abrigo em outras agremiações. O caminho mais provável é o PSD de Gil Pereira ou o UNIÃO BRASIL de Marcelo Freitas. Por coincidência, os dois têm os mesmos deputados.

IGOR NO MDB

Fonte da coluna informa que o vereador Igor Dias estaria saindo do UNIÃO BRASIL e se filiando ao MDB, partido do deputado estadual que ele apoia, Tadeuzinho. O UNIÃO BRASIL já tem Graça da Casa do Motor de mandato e se prepara para receber pelo menos mais dois vereadores para acomodar os candidatos que ficarão na embarcação de Guilherme Guimarães. No MDB, caso realmente vá pra lá, Igor Dias terá a companhia de Maria Helena Lopes e Pastor Elair, considerando apenas os que fazem parte do atual parlamento municipal.

PODEMOS

O vereador Marcos Nem, o ex-vereador Valcir da ADEMOC e os suplentes Jefferson Joe e Eduardo Preto (ex-PT) deverão fazer parte da chapa que o PODEMOS está montando para disputar as próximas eleições proporcionais. O partido deverá compor com Guilherme. Há a informação, inclusive, de que a chapa estaria sendo montada com o suporte da administração municipal. Na articulação dos pré-candidatos, o articulador Dimas do PHS, que entra eleição, sai eleição, consegue montar times competitivos para os partidos que demandam seus serviços.

SOLIDARIEDADE COM DÉLIO

O partido SOLIDARIEDADE deverá ficar com Délio Pinheiro nas eleições municipais. O pré-candidato do PDT se reuniu com o deputado federal Zé Silva, que controla o SOLIDARIEDADE no estado, e ambos deixaram a questão muito bem encaminhada. Inclusive, o PDT estaria ajudando o SOLIDARIEDADE na montagem da chapa de vereadores.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: