CONVERSAR, DIALOGAR
Batendo na tecla: não existe eleição ganha de véspera. Em Montes Claros, quem não queria fazer acordo nenhum, agora está tendo que conversar, dialogar, compor, para tentar vencer o pleito ou mesmo garantir presença no segundo turno. O problema é que em alguns casos a conversa está chegando tarde. Todos os candidatos precisam ter ao seu lado quem consiga pensar política pensando além do horizonte.
ELBE DE VOLTA
Fonte da coluna informa que a ex-deputada estadual Elbe Brandão, que havia anunciado seu afastamento da política, pensa em desistir da aposentadoria. Seu nome está sendo falado como possível candidata a prefeita de Nova Porteirinha, cidade vizinha, parede com parede, da sua Janaúba. Atualmente, o município é dirigido por outra mulher, Regina Antônia (UNIÃO BRASIL), que deverá ser candidata à reeleição.
PADRE ALVIMAR
O ex-reitor da Unimontes, Padre Alvimar, está filiado ao PSD para ser uma das opções do partido para a vaga de candidato a vice-prefeito. Além da Igreja Católica institucionalmente e da universidade, Alvimar dialoga bem nas comunidades dos bairros onde foi pároco. Ele teria a benção do deputado Gil Pereira para essa indicação.
PACHECO GOVERNADOR
Por falar em PSD, já está praticamente certo que o senador Rodrigo Pacheco será candidato a governador de Minas em 2026 com o apoio do presidente Lula. E isso significa que em 2024, PSD e PT caminharão juntos onde for possível nas eleições de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, por exemplo, caso não haja um entendimento ainda no primeiro turno entre as pré-candidaturas de Rogério Correia e Fuad Noman, já é certo que eles estarão unidos no segundo turno. A exceção, claro, é se os dois passarem de fase.
PSD E PT EM MONTES CLAROS
Em Montes Claros, o PSD está na embarcação de Guilherme Guimarães. Mas, a depender dos acordos em nível estadual e federal, isso pode mudar, em função do alinhamento Lula/Rodrigo Pacheco. Uma possibilidade seria o PSD lançar candidatura própria com o deputado estadual Gil Pereira. Nesse caso, o PT poderia abrir mão de lançar candidato. Outra possibilidade seria o PSD apoiar a candidatura de Paulo Guedes. Aí, a tendência seria o partido dar o tempo de televisão ao PT, mas liberar sua chapa de vereadores, já que a maioria é muito ligada ao prefeito Humberto Souto. No momento, contudo, tudo não passa de mera especulação.
PORTEIRINHA
Em Porteirinha, o ex-prefeito Silvanei Batista, que está voltando para o PSB, deverá ser candidato enfrentando o atual prefeito Juracy Freire, que foi para o PSD. Será a terceira vez desse cara a cara. Nas duas primeiras, Silvanei levou a melhor. A novidade para o próximo pleito é que pelo menos mais duas candidaturas devem acontecer: a da ex-vereadora Branquinha, com apoio dos deputados Oscar Teixeira e Marcelo Freitas, e de Vilson Marcos, que já foi candidato a prefeito e ensaia uma nova tentativa. Há expectativa sobre como será o posicionamento do ex-prefeito Alonso Reis (PT), se será candidato na cabeça, vice em alguma chapa ou se apenas apoiará um dos nomes na disputa.
REVIRAVOLTA NO PSB
Antes fechado com Délio Pinheiro, o PSB agora está com o ex-prefeito Ruy Muniz. Foi publicada no sábado a nova comissão provisória do partido em Montes Claros, com Ruy na presidência e Raquel Muniz na vice. Está viabilizada, portanto, pelo menos até nova movimentação, a pré-candidatura de Ruy à Prefeitura.
NAS REDES SOCIAIS
Nossa coluna também é publicada em nosso Instagram @pecealmeidajunior. Se você tem alguma pergunta, comentário, crítica ou sugestão, pode nos encaminhar por lá. Até amanhã!
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)