Fapemig financia projetos para estudar o comportamento de adolescentes em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Fapemig financia projetos para estudar o comportamento de adolescentes em Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

A Fundação de Amparo as Pesquisas de Minas Gerais (Fapemig) financiará dois projetos de pesquisa da Unimontes, em parceria com a Universidade Estadual de Minas Gerais e as universidades federais do Rio Grande do Norte e do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Os projetos visam estudar o comportamento de adolescentes em relação às atividades físicas e outros desfechos voltados à saúde.

A coordenação está sob os cuidados da professora doutora Rosângela Ramos Veloso Silva, do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Unimontes e a subcoordenação com o professor da UEMG, Bruno de Freitas Camilo, vinculado ao Departamento do Corpo e Movimento Humano.

O primeiro projeto, denominado Estudo Longitudinal sobre Comportamento do Adolescente na Atividade Física e Saúde, (Elcas) tem duração de dois anos e objetiva a avaliação de estágios de mudança de comportamento para a atividade física e saúde dos adolescentes, através de hábitos e condições de saúde de estudantes matriculados na rede estadual de ensino de Montes Claros. O objetivo central do trabalho é analisar a manutenção e a alteração de comportamentos relacionados à saúde de 1506 adolescentes ao longo do tempo.

O segundo projeto, denominado PIBEMoc – Pesquisa de Intervenção de Base Escolar de Montes Claros, visa desenvolver e avaliar os efeitos de um programa de intervenção com estratégias de mudança de comportamento sobre indicadores de prática de atividade física e alimentação em adolescentes de escolas públicas de Montes Claros. A pesquisa ocorrerá no âmbito das escolas, durante o curso do ano letivo de 2023, por uma equipe de pesquisadores treinada e capacitada para tal.

A professora Rosângela ramos explica que vai ser testado um modelo de intervenção, baseado em metodologias da educação em saúde. “Acreditamos que os resultados dessas investigações contribuirão com novas informações para os gestores da rede pública de ensino e do setor de saúde, contribuindo para uma nova metodologia de intervenção em saúde no ambiente escolar”, afirma. As pesquisas contam com equipe multiprofissional, composta por cerca de 20 integrantes, entre professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unimontes e demais universidades parceiras. Na Unimontes, já estão vinculados ao projeto os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde: Daniel de Souza Medeiros, Lucas Faustino de Souza, Laís Lopes Amaral, Ítala Apoliana Guimarães Amorim e Leonardo Rodrigues Souza, orientados pela coordenadora dos projetos e pelas professoras Dra. Lucinéia de Pinho e Dra. Maria Fernanda Santos Brito.

%d blogueiros gostam disto: