Mais um fake news gerou polêmica no Norte de Minas. As redes sociais foram informadas de um alerta na noite de segunda-feira, onde o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, em Brasília, “sobre possível desmembramento da ponte sobre rio São Francisco entre os municípios de Pedras de Maria da Cruz e Januária, em consequência do deslocamento e acomodação da terra tem gerado deslocamento do vão central da ponte gerando abertura de 27,2 cm aproximadamente. Isto se deve a acomodação da placa terrestre abaixo do solo do rio São Francisco que se encontra encharcado e com isso, o deslocamento ocorre ainda de forma lateral.
O alerta afirma que “a previsão é que o movimento ocorra na vertical entre 37 cm e 42 cm. A magnitude desse deslocamento pode afetar a estrutura da ponte e fazendo com a placa se desloque e a estrutura venha abaixo. O pedido é que todos se mantenham alerta, veículos com carga pesada evitar passar por este trecho entre a BR-135 e MGC-161”. Porém, o GAZETA constatou que esse alerta não existe na página oficial do Cemaden, o que configura em fake news.
A situação levou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Januária a pedir uma vistoria no local, tendo inclusive anunciado que o Pelotão dos Bombeiros Militares de Januária faria essa vistoria. O comando da corporação negou qualquer vistoria e explicou que o Departamento de Estradas de Rodagens (DER-MG), através da coordenadoria de Januária, foi ao local para analisar a denuncia, ainda na segunda-feira. O engenheiro Vanilson Gomes Costa, coordenador DER em Januária, divulgou um vídeo tranquilizando a população de que não existe risco da ponte desmoronar, mas que ocorreu uma dilatação na ponte, em processo comum para ajustar a obra ao movimento de veículos no local. Uma borracha que é colocada no local ficou estragada e precisa ser substituída. Ele explica que isso deverá ser realizado pelas autoridades competentes.
Inaugurada em 7 de dezembro de 1996, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), a ponte tem extensão de 1.056 metros, a ponte tem pistas pavimentadas, obras de arte, passarelas para pedestres, moderna sinalização, excelente iluminação e 2,8 quilômetros de vias de acesso, tendo custado R$ 17 milhões. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)