Fadenor fará cadastramento imobiliário e de resíduos sólidos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Fadenor fará cadastramento imobiliário e de resíduos sólidos

A Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) realizará o cadastramento imobiliário, drenagem e de resíduos sólidos de Montes Claros, conforme convênio celebrado com a Prefeitura de Montes Claros. O extrato do processo licitatório 122/2021 de dispensa de licitação nº. 0017/2021 foi publicado no Diário Oficial do município. O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Augusto Guimarães Oliveira explica que este serviço permitirá o desenvolvimento do cadastro técnico imobiliário, a elaboração do plano de macrodrenagem e roterização da coleta de resíduos sólidos, permitindo o acesso à comunidade e ainda aos órgãos públicos em tempo real.

Guimarães explica que é um grande projeto de planejamento, como nunca foi feito na cidade, de modernização e atualização do cadastro imobiliário, associado ao Plano Diretor de Drenagem Urbana que será elaborado e otimização do sistema de coleta de lixo domiciliar. O vice-prefeito cita que o cadastro técnico imobiliário é usado para fixar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e que a partir deste estudo, não precisará de outro processo, pois as Secretarias Municipais terão acesso em tempo real do imóvel, como ampliação da área e outras medidas. Isso inclui o problema de drenagem, permitindo definir políticas nessa área.

Aliado a isso, segundo Guimarães, o mesmo dará condições da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos montar o roteiro da coleta do lixo da cidade, definindo onde o caminhão deverá passar, priorizando os locais com maior demanda. O vice-prefeito lembra ainda que a Unimontes tem vários cursos superiores, que poderão fazer uso destes cadastros para estimular pesquisa e ainda deixar para acesso de qualquer segmento da comunidade que tiver interesse. Guimarães cita que o primeiro cadastro criado em Montes Claros foi em 1974, pelo então prefeito Moacir Lopes e ao longo dos anos, sempre tem se aperfeiçoado estes dados, com a diferença que esse novo estudo será em tempo real. (GA)