GIRLENO ALENCAR
A 47ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros, realizada em oito dias, garantiu acessos tanto no Brasil, como em países da América, Oceania e da Europa, apontou relatório final do primeiro evento totalmente virtual promovido pela Sociedade Rural de Montes Claros. Foram 633,33 mil pessoas alcançadas, contabilizando as visitas virtuais aos estandes, palestras e site institucional. Essa construção de um novo formato com solidez e sincronia só foi possível graças à união de várias mãos. Em média, aproximadamente 70 pessoas trabalharam desde a criação, acompanhamento, e também na execução do evento.
A diretora de Difusão de Tecnologia da Sociedade Rural, Silene Barreto, observa que houve engajamento desde a diretoria, passando pelo conteúdo jornalístico, digital e visual, até a articulação com patrocinadores. Em todos os setores, a entrega foi mútua, em prol de um objetivo em comum: colocar a Expomontes online no ar, e com qualidade do começo ao fim. “É interessante porque temos um novo olhar, não é fácil migrar de um evento que é muito tradicional, que há gerações acontece presencial, para o on-line. Isso, de um ano para o outro. Mas os desafios nos tiram da zona de conforto, nos faz ir além. Pensamos em trazer o parque para o on-line. Quando você entra no site do evento você está entrando nos portões do parque, mesmo que virtual. Lá dentro oferecemos tudo que estaria no presencial. Tínhamos um time com experiência no presencial e trouxemos novos olhares, pessoas experientes no digital. A mescla dessas experiências é que nos levou ao sucesso do evento”, afirmou a diretora.
O responsável pela área tecnológica da Expomontes, Euzébio Nobre destaca a relação do perfil do público que acompanhou as transmissões e visitou as plataformas digitais da Expomontes. Além de Montes Claros, os acessos foram mais expressivos nas cidades de São Francisco; Bocaiuva; Salinas; Pirapora; Jaíba; Januária; Janaúba; Mirabela; São Joao da Ponte; Manga; Taiobeiras e Coração de Jesus. Mas, também tiveram acessos fora do Brasil. Para alcançar os variados públicos, tanto em relação à faixa etária, como em relação à localização geográfica, a tecnologia aplicada de maneira assertiva foi primordial. Essa expansão de horizontes também foi comemorada por Silene. Para a diretora da Sociedade Rural, a Expomontes soube mostrar como a tradição aliada à modernidade pode render bons frutos.
Esses resultados têm uma explicação: muita estratégia
“Quando a gente fala em relação a todo o planejamento, em relação aos termos tecnológicos, nós sempre pensamos na experiência do usuário. Quando a gente falava assim: ‘vamos utilizar tal estratégia que ela é mais robusta. Mas será se o usuário, o agricultor, vai ter facilidade? Será se isso vai impactar em ele conseguir entender, vai conseguir utilizar essa ferramenta?’. Então, sempre pensamos no usuário final. Um exemplo prático é a distribuição de botões dentro do o parque virtual, com uma fonte um pouco maior, para que as pessoas conseguissem utilizar a plataforma com eficiência. Quando a gente fala da utilização dos espaços, por exemplo, nos buscamos um espaço que a gente não tivesse sobrecarga de número de usuários simultâneos. Então, tudo isso foi pensado de forma estratégica. O que fizemos: começamos a trabalhar cada público separado, distribuindo e levando a eles as informações de interesse específico de cada”, ressaltou Nobre. A diretora Silene Barreto explica que a intenção da Expomontes é seguir as tendências mundiais. Isso inclui manter uma grade de programação virtual, mesmo que a presença de público seja liberada no próximo ano. “Esperamos fazer presencialmente no ano que vem, mas manteremos o on-line também, esse modelo veio para ficar. Hoje é interessante mantermos o sistema híbrido. Cada vez mais queremos uma maior interação, continuamos trabalhando para aumentar o contato com o público, fortalecer nossas redes sociais. Pretendemos continuar a compartilhar ao longo do ano o que acontece no Agro, ações, eventos… tudo que acontece na Sociedade Rural e no Parque de Exposições”, finalizou.
Esse pensamento é compartilhado pelo presidente da entidade, José Moacyr Basso, que vislumbra novas oportunidades para as próximas edições. “O produtor rural não parou no tempo e a Sociedade Rural, que representa a classe, jamais poderia deixar de ficar antenada com o ‘novo’ para que cada vez mais o homem do campo possa se fortalecer, fomentar a economia e produzir com qualidade. Levando tudo isso em consideração é que nos propomos a estudar mais, especializar mais para levar mais conhecimento, informações e inovação para a classe produtora, que sustenta esse País. A Expomontes é a nossa vitrine e nosso objetivo é modernizá-la a cada ano”, encerrou José Moacyr.
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