Expedição Geraizeiros pesquisa riqueza do Cerrado para a gastronomia - Rede Gazeta de Comunicação
Expedição Geraizeiros pesquisa riqueza do Cerrado para a gastronomia

Além da relevância ambiental, com sua grande biodiversidade, vegetação diferenciada e paisagens encantadoras, o Cerrado tem uma série de produtos que são altamente aproveitados na gastronomia. Um deles é o próprio pequi, o fruto-símbolo do Cerrado. Pesquisar e documentar o potencial gastronômico do bioma e da sua riqueza cultural é o objetivo da Expedição Geraizeiros, que vai percorrer os municípios do Cerrado mineiro.

A primeira fase da expedição acontece até 1º de abril, passando por oito municípios do Norte de Minas: começando pelo Distrito de Barra do Guaicuí, onde o rio das Velhas deságua no rio São Francisco, no município de Várzea da Palma, rumo a Pedras de Maria da Cruz. Na rota também estão as cidades de Pirapora, Ibiaí, Ponto Chique, São Romão, São Francisco e Campo Azul considerado por muitos, como a região do melhor pequi do mundo.

A Expedição Geraizeiros é uma iniciativa do empreendedor e agente cultural Fred Rocha, idealizador da Venda do Fred, um espaço que integra gastronomia, cultura, história e tradições em Montes Claros. Fred segue junto com as chefs de cozinha Bernadete Guimarães e Juliana Dourado.

O projeto conta com o apoio do Núcleo do Pequi do Norte de Minas, sediado em Montes Claros. O Núcleo constitui uma rede formada por associações e cooperativas agroextrativistas de 15 municípios da região. A sua missão é fortalecer as comunidades agricultoras e extrativistas e os povos tradicionais, estimulando a geração de renda com o aproveitamento do pequi e outros produtos do extrativismo, com foco na sustentabilidade ambiental.

 “Vamos buscar a essência dos ingredientes mágicos do Cerrado para gastronomia como pequi, o baru, a pimenta de macaco e muitos outros produtos do extrativismo.  Vamos estudar e aprimorar o uso dos produtos do Cerrado na gastronomia”, afirma Fred Rocha.

Ele salienta durante a expedição será produzido um documentário, mostrando as   experiências das comunidades, as tradições, os conhecimentos e as práticas das cozinheiras da região dos Gerais.

“A nossa proposta é valorizar e divulgar a cultura das comunidades tradicionais do Cerrado. Nessa linha que vamos fazer as gravações para o documentário sobre a cultura e gastronomia gerais”, explica o empreendedor e agente cultural. “Vamos conhecer de perto e trazer a legitimidade da cultura gerais eira para a Venda do Fred”, completa.

Geraizeiros – O termo diz respeito aos povos tradicionais antropologicamente reconhecidos pela Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais.  Os ‘geraizeiros’ ocupam os campos gerais do Norte de Minas. São as mulheres e homens do Cerrado instalados às margens do rio São Francisco, onde se adaptaram com sabedoria às características do bioma e às suas possibilidades de produção.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: