O setor de apicultura, que é a produção e a extração de mel, é uma potência em Minas Gerais em especial no Norte de Minas. Na região, há cerca de 22 cidades que trabalham com este segmento e mais de dois mil produtores, gerando renda, empregos e riqueza. Algumas cidades como Januária, Pedras de Maria da Cruz, Bocaiuva, Guaraciama, Montes Claros, Francisco Sá, Bonito de Minas, Cônego Marinho, Januária, Lontra, Japonvar, São João da Ponte, entre outras, são uma potência e contam com a expertise e trabalho da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para produzir mais e vender mais. Dados de 2019/2020 da Secretaria Estadual de Agricultura mostram que os mais de 20 municípios da região norte são responsáveis por produzir mais de 400 toneladas de mel.
O senador Carlos Viana (PSD), vem desde o início do mandato, trabalhando para viabilizar recursos para que esse trabalho da Codevasf junto com os produtores de mel seja expandido. Neste período, o parlamentar já destinou cerca de R$ 2 milhões em emendas para o setor, usados para compras de equipamentos e insumos para uma melhor produção. “Conheço muito bem a ação da Companhia para aumentar a produção de mel e melhorar o dia a dia dos apicultores. Por isso, já disponibilizei recursos para que Codevasf possa seguir neste trabalho, que ajuda no desenvolvimento socioeconômico das cidades do norte, gerando empregos e renda”, disse Viana.
O vereador de Montes Claros, Wilton Dias (PTB), também um batalhador para a melhoria do segmento, destaca a atenção especial que o senador Carlos Viana está dando ao setor de apicultura no Norte de Minas. “A região tem um grande potencial na produção de mel, o que faltava era incentivo dos nossos políticos no setor. Com Carlos Viana no Senado, estamos tendo um grande apoio para a produção e extração deste produto”, comenta o vereador.
Ainda de acordo com Dias, o senador mineiro já enviou recursos de emendas parlamentares, via Codevasf, à Associação dos Apicultores do Norte de Minas (Apinorte), com sede em Montes Claros, para aquisição de contêiner e quites para produção de mel, e para a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas, para a compra de equipamentos e insumos para o crescimento da produção.
CODEVASF E A APICULTURA – A Codevasf tem um trabalho muito próximo com os produtores de mel do Norte de Minas. Somente no segundo semestre do ano passado, foram instalados cinco unidades de extração de mel em contêineres, uma ação que impulsionou a apicultura na região. Casa uma destas unidades tem a capacidade de produzir cerca de 70 toneladas de mel por ano. As novas estruturas estão localizadas nos municípios de Pedras de Maria da Cruz, Bocaiuva, Guaraciama, Montes Claros e Francisco Sá. Além do mais, a Companhia realiza anualmente seminários com o objetivo de debater com os produtores as novas tecnologias e as formas para melhor atender o setor. (GIOVANNI RIBEIRO – Colaborador)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)