Exército lança Pedra Fundamental do novo Hospital Militar - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Exército lança Pedra Fundamental do novo Hospital Militar

Nessa semana foi dado o primeiro passo para a criação de uma nova estrutura de saúde para a família verde-oliva. Em cerimônia realizada na Estrada Parque Abastecimento e Armazenagem, em Brasília, nas proximidades do 1° Regimento de Cavalaria de Guarda (1° RCG), foi inaugurada a pedra fundamental do Complexo de Saúde General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca. O local abrigará o novo Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB). A cerimônia foi conduzida pelo Comandante do Exército, General Tomás, e prestigiada pelos membros do Alto-Comando do Exército.

As novas instalações do HMAB, que serão construídas em um terreno com área total de quase 204 mil m², ampliarão a capacidade de atendimento médico-hospitalar na guarnição de Brasília, contribuirão para a sustentabilidade do sistema de saúde assistencial do Exército e, ainda, apoiarão o aprimoramento técnico-profissional dos militares de saúde. A nova estrutura inclui a ampliação do número de leitos de internação de UTI; o aumento do número de salas cirúrgicas; a implantação de novos serviços e a modernização de setores. A atual rede de saúde do Exército conta com mais de 80 mil usuários na área da 11ª Região Militar (que abrange Distrito Federal, Goiás, Tocantins e parte de Minas Gerais) e mais de 700 mil em todo o território nacional.

O Comandante do Exército, General Tomás, ressaltou a importância da criação do Complexo de Saúde. “Buscamos a construção de um hospital moderno, que complemente a formação de um sistema sólido de saúde. E saúde é atendimento ao nosso pessoal, é dignidade para as famílias e é algo que temos que priorizar o tempo todo. Esse projeto é fundamental para a nossa gente, e é um sinal de que temos dado atenção a uma das questões prioritárias do Exército: a família militar”. 

O Diretor de Saúde do Exército, General Marco, destacou que o Complexo de Saúde representará um avanço. “Teremos instalações físicas e equipamentos modernos, permitindo à família militar um atendimento do mais alto nível, que não deve nada a nenhum hospital de referência do Brasil”. O Diretor do HMAB, General Roosevelt, frisou que a obra será um marco para a saúde no Exército. “Desde sua criação, em 1960, o HMAB tem a incumbência de ofertar assistência à família verde-oliva. Mas a ciência foi evoluindo, as demandas foram aumentando e nós precisamos avançar. Essa construção representa um passo em direção à modernidade e ao atendimento de pleitos de muitas vidas. A partir dessa pedra fundamental, começamos um novo momento”. (Exército Brasileiro)