Dois produtores rurais da cidade de Serranópolis de Minas foram premiados no 8º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte, realizado pelo Sistema Faemg Senar durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. Os produtores receberam as premiações, em primeiro e segundo lugar, na categoria regional Chapada, com café tipo Cereja Descascado, desbancando outras cidades do estado com potencial produtivo diversificado.
“Foi muita alegria e orgulho o que eu senti ao receber essa premiação lá em Belo Horizonte. Eu nunca nem pensei na minha vida que eu ia conseguir uma premiação dessas. Quatro anos atrás, eu mandei o meu café para o concurso municipal e eu não consegui nenhum ponto na classificação. Do ano passado para cá, já são três troféus e agora o primeiro lugar do estado”, enfatiza o produtor José dos Santos, campeão da sua categoria.
Além de José dos Santos, o produtor José Ildo Ribeiro também foi premiado na noite, com o segundo lugar da categoria regional Chapada. Em comum, além dos títulos na capital mineira, ambos são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), através do Escritório Regional de Montes Claros e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha. O crescimento produtivo aliado à qualidade é reconhecido pelos produtores contemplados no ATeG.
“Cada vez mais nós estamos aperfeiçoando nosso trabalho na lavoura. A Faemg e o Sindicato estão trazendo incentivos para a gente poder crescer mais. Até antes do ATeG, eu não tinha essa experiência de preparar um café especial, que fosse avaliado em concurso. Eu sinto muito orgulho”, define José dos Santos.
A técnica de campo que acompanha os produtores premiados, Jaciara Soares, celebra as conquistas após meses de trabalho conjunto com os cafeicultores que, desde a chegada do ATeG, passaram a implementar várias mudanças, como a análise de solo e adequação de manejo produtivo.
“Nós buscamos somar, diariamente, para a melhoria do trabalho do produtor rural, manejando a cultura da forma correta. O café hoje é a segunda maior bebida consumida no mundo, o que agrega muito valor e também oferece retorno ao produtor. Com certeza, através desse prêmio, poderemos agora buscar novos mercados para esses produtores do Norte de Minas”, pontua Jaciara.
Região produtiva
Serranópolis de Minas, localizado na região conhecida como Alto Rio Pardo, é conhecida pela produção de cafés há muitos anos, porém, boa parte dos seus pequenos e médios produtores atuavam ainda de forma mais independente e com baixa produtividade. A chegada do Programa ATeG ajudou a traçar um diagnóstico geral para efetivar uso de técnicas eficientes para a cultura do café. Além de Serranópolis, produtores da cidade de Rio Pardo de Minas também recebem a assistência técnica do Sistema Faemg Senar.
Concurso
A 8ª edição do concurso reuniu 2.153 amostras de café, enviadas por produtores atendidos pelo programa ATeG Café+Forte em todo o estado, quebrando recordes de participação. As avaliações foram conduzidas no Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha, por uma equipe especializada de 17 provadores certificados.
Foram premiadas mais de 20 categorias e o evento homenageou destaques em grupos como Jovens, Mulheres e Manejo Produtivo Sustentável, celebrando a inovação e a sustentabilidade na produção cafeeira. O evento contou com a presença de lideranças do setor, técnicos, supervisores e, principalmente, dos produtores rurais.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)