Evento debate inovação tecnológica relacionada a produtos florestais - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Evento debate inovação tecnológica relacionada a produtos florestais

Hub Day, promovido pelo Governo de Minas, tem como objetivo sensibilizar lideranças empresariais para ampliar a produtividade e solucionar desafios em seus negócios

O Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou, na terça-feira (22), o Hub Day Produtos Florestais, evento gratuito e on-line para sensibilizar lideranças empresariais sobre a importância de investimentos em inovação tecnológica no setor. O evento apresentou casos concretos de empresários que apostaram na tecnologia para ampliar a produtividade, mitigar problemas e solucionar desafios em seus negócios.

Representantes do ecossistema mineiro de inovação e empresários do setor de produtos florestais (Amif, Faemg, Tecnopark, Novo Agro Ventures, Suzano, UFV, SIF, e as startups Quiron e CTC Soluções Florestais) marcaram presença no evento com o objetivo de inspirar empresários e aproximá-los cada vez mais da tecnologia, ciência e responsabilidade socioambiental. O encontro buscou, também, trazer à tona o alcance de soluções inovadoras para tornar empresas mineiras cada vez mais competitivas.

Segmentos importantes

O setor de produtos florestais contempla importantes segmentos, englobando o uso de celulose, papel, siderurgia e carvão vegetal, além de outros, que juntos possibilitam inúmeras oportunidades de emprego e renda por meio de seus produtos e processos sustentáveis.

A gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Suzano, Bibiana Ribeiro, apresentou as metas a médio e longo prazo da empresa, que é a maior produtora de celulose de mercado do mundo. Para ela, a inovação deve ser sempre associada à sustentabilidade e a Suzano carrega essa responsabilidade em sua organização.

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, Feliciano Oliveira, destacou o papel do Governo de Minas Gerais. “Mais uma vez, o Estado procura cumprir, da melhor forma, seu papel de motivador e catalisador no processo de desenvolvimento econômico e social na sociedade mineira, por meio do incentivo à inovação, à sustentabilidade e ao setor de produção florestal”.

Já o superintendente de Inovação Tecnológica da Sede, Pedro Emboava Vaz, mostrou como o setor público pode fomentar a inovação de forma prática. “Podemos ser o indutor desses negócios. O Hub MG e o Hub MG Agro materializam ações de conexão entre o ecossistema de inovação e os demais setores da economia mineira”. Segundo ele, o governo tem o papel de orquestrar e abrir possibilidades para empresas mineiras, porque o setor público deve trabalhar em prol de toda sociedade, gerando emprego e renda para os cidadãos mineiros.

Para quem não assistiu ao evento ao vivo, ele está disponível no canal da Seapa-MG no Youtube. Empresários poderão conferir a qualquer momento soluções inteligentes para o setor de produtos florestais. (Agência Minas)